Ocorreu, entre os dias 27 e 29 do último mês de agosto, a primeira edição da Semana de Combate ao Assédio, no Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Essa foi a resposta das estudantes contra os diversos casos de assédio negligenciados pela universidade.
As motivações principais para a construção do evento foram os diversos casos de assédio sexual que as alunas do curso de Ciências Sociais na Ufam passaram nos últimos anos. Em um dos mais marcantes, a vítima abandonou o curso, porém seu assediador continua frequentando as aulas tranquilamente.
Vários estudantes apontam que existem diversas denúncias de assédio em quase todos os cursos da universidade há anos, mas que jamais foram investigadas, mostrando o descaso da reitoria quanto a seus alunos.
Uma estudante do primeiro período do curso, que preferiu não se identificar, relata que ficou entusiasmada com a realização do evento tão aguardado pelos estudantes. “Fiquei entusiasmada e bastante feliz por ter esse tipo de conscientização dentro do curso”, afirmou.
Com a boa recepção dos estudantes, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais já começa a fazer planos para dar continuidade à sua campanha de denuncia e combate ao assédio. Uma das ações é aumentar a frequência das aulas de autodefesa para mulheres.
Cartaz do evento