Estudantes de Pedagogia mobilizam-se em todo país para 38º Enepe

Estudantes de Pedagogia mobilizam-se em todo país para 38º Enepe

Print Friendly, PDF & Email

Estudantes de pedagogia têm organizado atividades de mobilização para 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) em diversas regiões. Relatamos a seguir algumas dessas iniciativas divulgadas pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia ( ExNEPe) em sua página de internet


PRÉ-ENEPe na UPE/Petrolina

A ExNEPe – Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, convida a toda comunidade acadêmica da UPE e demais interessados a uma mesa redonda com o tema: Contra a intervenção militar: Em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitárias!

A situação atual da Universidade de Pernambuco, como tem ficado às claras, é alarmante. Problemas de estrutura, desfinanciamento, falta de autonomia, precarização. Além da falta de professores e funcionários e o respectivo atraso nos pagamentos. Tudo isso tem se mostrado de forma ainda pior nos campi do interior, como é o caso de Petrolina.

Essa situação é parte da crise geral por que passa o país, como parte da crise do sistema capitalista mundial. Situação em que as potências mundiais, tentando sair de sua crise, jogam cada vez mais a conta sobre os povos oprimidos de todo o globo, com guerras, fome, retirada de direitos básicos, além da voraz repressão sobre àqueles que se recusam a aceitar tamanha barbárie.

Acabamos de sair de um momento histórico – a greve dos caminhoneiros – em que se demonstrou que o povo pode sim parar o país! Ao mesmo tempo tem ficado cada vez mais claro o intuito de setores da extrema direita golpista de dar um golpe militar contrarrevolucionário como prevenção à rebelião popular que se avizinha.

Neste sentido, acreditamos que a Universidade Brasileira tem em suas mãos um papel fundamental na defesa de nossas liberdades democráticas. Os estudantes, professores e técnicos, temos em nossas mãos a tarefa e o dever de defender esta instituição que corre o sério risco de ser privatizada, retornando à cobrança de taxas de mensalidade como alguns anos atrás.

Foi daqui da UPE – Petrolina que se incendiou por todo o país o boicote às cobranças de taxas de mensalidade nas escolas e universidades públicas que acabou por derrubar essa ilegalidade. Mais uma vez recai sobre nós a tarefa de manter nossa universidade funcionando, mas não apenas isso, transformá-la numa trincheira de luta a serviço das classes populares e contra toda a reação.

Vigia (PA): Mobilização para o 38° ENEPE

No dia 7 de junho, ocorreu uma mobilização para o 38° Enepe no IV Encontro Vigiense dos Estudantes de Pedagogia (EVEPE) sediado no Campus de Vigia da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Foram distribuídas a carta convite do 38° ENEPE e a Carta do 22° FONePe.

Na convocação foi abordado o golpe contra-revolucionário que acontece em nosso país para conter o levantamento das massas, a importância de se discutir a questão da Intervenção Militar e a autonomia universitária. Também foi afirmada a posição da Exnepe contra o PL 6847/2017 e a Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo que possui caráter privatista e tem como objetivo fiscalizar e punir a atuação dos pedagogos, frisando o papel que os estudantes e os pedagogos possuem na luta contra esse falso projeto de lei e pela pedagogia ser a vanguarda de lutas do movimento estudantil.

Ao final reafirmou-se a importância de se debater as questões da educação no Campo, tema do IV EVEPE e da importância da submissão de trabalhos, pois o ENEPE possui um caráter político, cultural e científico.

ALAGOAS: Grande mobilização para o 38º ENEPe!

Ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de Junho uma grande mobilização na UNEAL campus Arapiraca e União dos Palmares com a realização de passagens em salas de aula e produção de cartazes convocando todos os estudantes de pedagogia e das diversas licenciaturas a participarem do 38º ENEPe entre os dias 11 e 15 de Julho.

A recepção foi muito boa, os estudantes demonstraram muito ânimo e disposição de luta reconhecendo que apenas por meio da unificação de toda a área da educação em aliança com os trabalhadores conseguiremos barrar a falsa regulamentação e todos os projetos antipovo enfiado goela abaixo pelo governo lacaio do Michel Temer.

Apoiando com firmeza a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, os estudantes participaram ativamente em nossa campanha de finanças, possibilitando novas viagens e passagens em sala em mais universidades do interior do estado para realização de um grande evento nacional.

VITORIOSOS PRÉ-ENEPE’S NA UNEAL – PALMEIRA DOS ÍNDIOS!

No último dia 11 de Junho, a ExNEPe realizou três pré-ENEPes no campus Palmeira dos Índios nas turmas do 1º, 5º e 7º período, onde dezenas de estudantes participaram ativamente discutindo o balanço do vitorioso 22º FONEPE, a falsa regulamentação da profissão do pedagogo e a importância da mobilização estudantil nesse cenário de graves ataques aos direitos do povo e de uma intervenção militar em curso no nosso pais.

Ao final do debate os estudantes compreenderam que o único caminho para barrar a falsa regulamentação é a luta combativa, classista e independente, seguindo do grande exemplo dos caminhoneiros, para assim preparar uma vigorosa greve a geral. Como parte desta luta, reafirmaram como próximo e grandioso passo, o 38º ENEPe, que será realizado na UFAL do dia 11 a 15 de julho.

Foram realizadas também passagens nas salas de todas as licenciaturas, convidando a todos os estudantes e professores progressistas, a se unificarem na luta em defesa da universidade brasileira, e de uma educação a serviço do povo.

Mobilização em Alagoas: Aqui se PRATICA luta!

Um pouco da mobilização da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) para o 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) que acontecerá entre os dias 11 e 15 de julho na UFAL/Maceió.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: