IPB apresenta “Suite Retratos, versão para acordeon, 2 pianos, cordas e percussão” de Radamés Gnattali

IPB apresenta “Suite Retratos, versão para acordeon, 2 pianos, cordas e percussão” de Radamés Gnattali

Print Friendly, PDF & Email

O Instituto Piano Brasileiro, IPB, que tem como objetivo divulgar o legado pianístico do Brasil, disponibiliza vídeos com obras de importantes nomes da música brasileira, popular e erudita, no seu canal no YouTube. Abaixo o vídeo disponibilizado no último dia 14/02: Suite Retratos, versão para acordeon, 2 pianos, cordas e percussão, do compositor, arranjador e pianista Radamés Gnattali (1906 – 1988). “Esta gravação inédita está presente no Acervo Instituto Jacob do Bandolim, a quem deixamos nossos profundos agradecimentos na pessoa de seus diretores. Ela foi realizada ao vivo, provavelmente na Rádio Nacional na segunda metade da década de 1950, com Chiquinho do Acordeon solando. Os demais músicos não são creditados, mas é seguro assumir que os pianos são tocados por Radamés e sua irmã Aída, que tinham um duo ativo nesta época, tendo tocado inúmeras vezes em programas da Rádio Nacional. De acordo com o Acervo Digital Radamés Gnattali (https://radamesgnattali.com.br/), Radamés compôs a Suíte Retratos em 1956-1957 com a formação original de bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas. A obra foi composta para Jacob do Bandolim, que a gravaria em 1964. São quatro movimentos, cada um homenageando compositores pilares da música brasileira, com temas inspirados em obras suas”, divulga o IBP.

Abaixo: O vídeo, disponibilizado no último dia 14/02.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: