Execuções de quilombolas crescem 350%

Execuções de quilombolas crescem 350%

Print Friendly, PDF & Email

Um estudo aponta o crescimento exponencial de assassinatos de quilombolas. O assassinatos aumentaram em 350%. O estudo foi realizado pela ONG Terra de Direitos e pela Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), em parceria com a Associação de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR) e o Coletivo de Assessoria Jurídica Joãozinho de Mangal.

O estado onde mais se matou quilombolas foi a Bahia, local onde em 6 de agosto de 2017 foram mortos seis quilombolas, no município de Lençóis, no sul do estado.

O segundo estado com mais assassinatos foi o Pará, onde vive-se intenso processo de terrorismo latifundiário e grande resistência dos camponeses, indígenas e quilombolas na luta pela terra. Foi lá onde, no dia 29 de setembro, latifundiários assassinaram Haroldo Betcel, do Quilombo Tinigu, município de Santarém. Os assassinos ainda destruíram sua plantação e sabotaram o fornecimento de água para toda a região em torno do quilombo, segundo portal terradedireitos.org 

Em outro levantamento também feito pela Conaq, atestou-se que, no período de 2008 a 2017, 76,3% dos assassinatos de quilombolas ocorreram na região Nordeste do país.

Nos levantamentos da Conaq, revela-se que a maior parte dos assassinatos (68,4%) foi feita com armas de fogo, o que demonstra a militarização crescente do campo. Por outro lado, ataques com torturas seguidos de assassinatos, especialmente contra às direções femininas das comunidades quilombolas, comprometem quase um quarto dos casos.

Foto ilustrativa

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: