ExNEPe: 22º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia

ExNEPe: 22º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia

Print Friendly, PDF & Email

Repercutimos a seguir uma convocação da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) para o 22º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia


A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) convida os estudantes de pedagogia e suas entidades representativas de todo o país para participarem do seu 22º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe), que será realizado entre os dias 04 e 06 de maio no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O FoNEPe é uma atividade anual organizada pela ExNEPe com o objetivo de impulsionar a formação política e organizativa dos estudantes de pedagogia no Brasil, particularmente das suas entidades de base – Centros e Diretórios Acadêmicos, visando elevar e desenvolver a luta em defesa do ensino público e gratuito. Neste ano, a 22º edição do FoNEPe terá como tema 200 anos de Marx e 100 anos de Córdoba: Um espectro ronda a Pedagogia, e será a principal atividade de preparação para o 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.

Na convocação deste FoNEPe, partimos da situação concreta da educação brasileira, da necessidade urgente de intensificar a defesa intransigente das universidades brasileiras contra a ofensiva privatista que ganha fôlego redobrado com atual ameaça de intervenção militar em todo o país. No curso desta luta, identificamos a importância de cerrar fileiras em torno da democracia e da autonomia universitárias, bases fundamentais da união de estudantes, professores, funcionários e de toda a sociedade na defesa da gratuidade do ensino público.

Procuramos retomar os ensinamentos da centenária luta de Córdoba, evento ímpar na história latino-americana que transformou universidades a serviço do pensamento democrático e progressista, permitindo o verdadeiro desenvolvimento da ciência à serviço da Humanidade.

Entendemos assim, que é dever dos estudantes, particularmente dos estudantes de pedagogia, se preparar para assumir a linha de frente neste combate. Para isto, tomamos as lições bicentenárias do pensamento marxista, de seu desenvolvimento histórico e aplicação criadora na direção das lutas das classes populares em todo mundo, enfrentando e resistindo à sanha exploratória do sistema capitalista mundial e sua dominação sobre os povos e nações oprimidas em todo o globo.

Buscamos na análise das políticas educacionais e do sistema de ensino brasileiro antever as consequências nefastas para toda a sociedade causadas pelo desmonte das universidades públicas e pelos ataques imediatos à formação de professores no nosso país expressos, principalmente, na intervenção privatista de Temer na pedagogia através da falsa-regulamentação da nossa profissão (PL 6847/17) e,mais recentemente, na “Residência Pedagógica” defendida pelo MEC.

O ESPECTRO DA LUTA INDEPENDENTE, CLASSISTA E COMBATIVA RONDA A PEDAGOGIA!

Convictos da justeza da nossa luta e do caminho que temos trilhado em defesa da educação pública, desde já saudamos calorosamente a todas as delegações, entidades, estudantes, professores e lutadores do povo que se preparam para o 22º FoNEPe.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: