O jornal Internacional Comunista (CI-IC) anunciou, no dia 26 de dezembro, a realização da Conferência Internacional Maoista Unificada (CIMU). Por decisão deste evento, foi fundada a Liga Comunista Internacional (LCI). Não foram revelados a data exata e o local em que se realizou a conferência, assim como maiores informações como tempo de duração, formato e outros detalhes.
Segundo a “Declaração de Princípios” divulgada, a CIMU contou com a participação de pelo menos 15 partidos e organizações marxistas-leninistas-maoistas, que aparecem como seus fundadores: Partido Comunista do Peru (PCP), Partido Comunista da Turquia/Marxista-leninista (TKP/ML), Partido Comunista do Brasil (P.C.B.), Comitê Bandeira Vermelha (República Federativa da Alemanha), Comitês para Fundação do Partido Comunista (Maoista) de Áustria (CFPCmA), Comitê para a Reconstituição do Partido Comunista do México (CR-PCM), Poder Proletário – Organização Partidária M-L-M Colômbia (PP-OP-MLM), Partido Comunista da Colômbia (Fração Vermelha) – (PCC-FV), Fração Vermelha do Partido Comunista do Chile (FVPCCh), Organização para Reconstituir o Partido Comunista da Noruega (OGNKP), Partido Comunista Maoista (PCM) (Estado Francês), Partido Comunista Maoista (Estado Espanhol), Comitê Maoista da Finlândia (MKS), Liga Comunista de Suécia e o Partido Comunista do Equador – Sol Vermelho (PCE-SV).
A referida declaração caracteriza a LCI como “um centro de coordenação ideológica, política e orgânica, baseada no centralismo democrático e na solução dos problemas através de consultas mútuas e permanentes entre os partidos e organizações que a conformam, e estenderá esse procedimento a todos aqueles que se encontrem fora dela, partilhem dos mesmos princípios e propósitos,”. A tarefa principal dessa organização, segundo os partidos signatários, é “lutar para pôr o maoismo como único mando e guia da Revolução Proletária Mundial, servindo à constituição ou reconstituição dos partidos comunistas marxistas-leninistas-maoistas (a tarefa estratégica atrasada) e a iniciar, desenvolver e coordenar as guerras populares no mundo pela reconstituição da Internacional Comunista”.
A declaração completa, em inglês e em espanhol, pode ser lida no sítio ci-ic.org. A redação de AND acompanhará os desdobramentos públicos desse grande acontecimento internacional.
Imagem em destaque: A Liga Comunista Internacional foi fundada durante Conferência Internacional Maoista Unificada (CIMU). Foto: Reprodução