Falece Dom Pedro Casaldáliga, defensor dos povos em luta pela terra

Falece Dom Pedro Casaldáliga, defensor dos povos em luta pela terra

Print Friendly, PDF & Email

Com grande pesar comunicamos o falecimento de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Pará, defensor da luta dos povos pela terra, principalmente a luta indígena.

Casaldáliga, nascido na Espanha em 1928, chegou ao Brasil há 40 anos onde trabalhou nos estados de Mato Grosso e Pará. Aqui denunciou atrocidades cometidas pelo latifúndio e a injustiça que paira sobre os povos oprimidos, essa que conforme suas palavras causava “vontade radical de denunciar e combater os grandes causadores”. E assim o fez, durante anos foi defensor ao lado da nação Xavante, de onde foi obrigado a se afastar sob escolta policial após sofrer repetidas ameaças de morte.

Durante o regime militar fascista instalado em 1964, foi alvo por cinco vezes de processos de expulsão do Brasil. Em 1994, apoiou a revolta de Chiapas, no México, afirmando que quando o povo pega em armas deve ser respeitado e compreendido.

Em 2009 denunciou, como fez durante toda sua vida, em entrevista ao portal Brasil de Fato: “a oligarquia privilegiada, intocável, e todo o imenso resto de humanidade jogada à fome, ao sem sentido, à violência enlouquecida”. 

Faleceu no dia 8 de agosto de 2020 em Batatais, aos 92 anos, devido a problemas respiratórios agravados pela doença de Parkinson. Por toda vida seguiu um caminho de acreditar que outro mundo é possível.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: