Alberto e sua filha durante festa junina em Canaã. Julho/2014
Segundo informações da LCP (Liga dos Camponeses Pobres) no portal Resistência Camponesa o companheiro Alberto Rodrigues Chaves, conhecido como Zinho, faleceu na noite do dia 13/09. Este faleceu um mês antes de completar seus 53 anos.
Alberto morava na terra lote 64, em Gleba Corumbiara, localizado no distrito de São Lourenço, no município de Vilhena, Rondônia. Alberto sofreu disparos acidentais de sua arma de caça no mesmo dia 13/09 por volta das 09h, os disparos atingiram sua virilha, mão e olho.
A sua morte é crime do velho Estado, pois Alberto não recebeu os atendimentos adequados embora tenha chegado ao hospital ás 11h. O mesmo estava sem o seu cartão do SUS no momento do atendimento e só recebeu transfusão de sangue após sua filha insistir muito. Seu genro teve que voltar para buscar o documento e acompanhar a “perícia” de Alberto. O mesmo precisou ser transferido para Cacoal, porém o mesmo só conseguiu às 23h, não resistindo aos ferimentos.
Bravo lutador do povo, Alberto e sua família iniciaram sua dedicação a Revolução Agrária em 2009. Nascido em Minas Gerais, morou no Mato Grosso e depois foi para Rondônia. Este trabalhou como seringueiro e também camponês.
Companheiro Alberto, presente na luta!