Filipinas: Ação do Novo Exército do Povo tira de combate 48 soldados da reação

Filipinas: Ação do Novo Exército do Povo tira de combate 48 soldados da reação

Foto ilustrativa. Fonte: novacultura.info

No dia 2 de setembro, por volta de meio-dia, combatentes do Novo Exército Popular (NEP) conduziram uma emboscada, onde mataram 28 e feriram outros 20 soldados das tropas do 37º Batalhão de Infantaria das Forças Armadas reacionárias das Filipinas, que estavam sendo transportadas em caminhões militares 6×6, no distrito de Santa Clara, município de Kalamansig, província de Sultão Kudarat, extremo sul da ilha de Mindanao. Um dos caminhões que carregava as tropas também foi seriamente danificado.

Ademais, tal emboscada não foi uma ação isolada. Horas antes, guerrilheiros haviam conduzido uma ação contra a empresa ABU – Gemma Construction, paralisando uma retroescavadeira. 

De acordo com a página oficial do Partido Comunista das Filipinas (PCF), que dirige o NEP, o 37º Batalhão de Infantaria estava sendo especificamente empregado pelo governo para proteger os negócios da empresa ABU – Gemma Construction na aldeia Welcome, que em trânsito, passou pelo distrito de Santa Clara. A empresa é uma das grandes concessionárias de obras de infraestrutura do governo no extremo sul de Mindanao. Ultimamente, tem construído estradas para facilitar a logística de operações madeireiras da empresa D. M. Consunji Incorporated, em grandes obras que visam aprofundar a exploração dos recursos naturais e opressão do povo no campo do país, além de facilitar o acesso das forças de repressão às áreas com influência do NEP.

Durante os meses de julho e agosto, tropas locais do NEP conduziram outras ações que executaram pelo menos seis elementos das reacionárias Forças Armadas das Filipinas.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: