Com informações do Police Violence Report
As policias no USA assassinaram 1.147 pessoas em 2017, segundo o Relatório de Violência Policial de 2017. Um aumento em relação a 2016, quando os policiais mataram ao menos 1.093 pessoas. Em 2015, ao menos 1.152 pessoas foram assassinadas pelas forças policiais.
O documento é elaborado anualmente pelo coletivo Mapping Police Violence, que reúne informações de bancos de dados – como o Fatal Encounters, Killed by Police e o U.S. police shootings database do The Washington Post –, obituários e reportagens, permitindo ter um quadro geral da violência policial no USA.
Uma polícia assassina e racista
Dos 365 dias de 2017, em apenas 14 a polícia não assassinou alguém.
“Os negros foram 25% (282) dos mortos apesar de serem apenas 13% da população”, denuncia o relatório. A população negra tem 3 vezes mais chance de ser assassinada pela polícia do que a população branca.
“A maioria dos assassinatos começou com a polícia investigando a suspeita de crimes não-violentos ou casos em que nenhum crime foi relatado”, frisa o documento. 89 pessoas foram assassinadas após serem paradas pela polícia devido a suposta infração de trânsito. A prática das forças policiais ianque de disparar contra um veículo em movimento, condenada inclusive por certos membros do Departamento de Justiça do USA, resultou em 96 assassinatos.
Ao menos 149 pessoas estavam desarmadas quando foram assassinadas pelas forças policiais, sendo que 51 eram brancas, 49 negras, 34 hispânicas, 2 indígenas e 2 asiáticos, além de 11 casos sem identificação.
Em 2015, 30% das vítimas negras estavam desarmadas, em comparação com 21% das vítimas brancas. Em 2014, 2 de cada 3 pessoas negras mortas pela polícia não era suspeita de um crime e não se encontrava armada.
Das 1.147 pessoas assassinadas, 170 foram mortas por supostamente estarem portando uma faca, sendo que em 69% destas mortes a força policial utilizou como uma única abordagem o disparo com arma de fogo.
Em apenas 1% dos assassinatos (13 casos), algum policial envolvido foi acusado pelo homicídio praticado. 48 policiais envolvidos em assassinatos em 2017, já haviam assassinado alguém em serviço. A impunidade para os crimes cometidos pela polícia contra o povo pode ser verificada nos relatórios anteriores. Em 2015, 99% dos homicídios praticados pelas forças policiais saíram impunes, com nenhum policial envolvido condenado pelo judiciário ianque.
Segundo o relatório, 13 dos 100 maiores departamentos de polícia do USA assassinam homens negros em taxas mais elevadas do que a taxa de homicídio no país. Estes departamentos são os de Reno, Fremont, Santa Ana, Scottsdale, Oklahoma City, Hialeah, Spokane, St. Louis, Albuquerque, Glendale, Anaheim, Stockton e Madison.