Fórum contra Corporativização e Militarização (FACAM) convoca solidariedade internacional ao povo indiano

Ofensiva militar do velho Estado indiano atinge áreas adivasi e favorece interesses corporativos.
Foto: Reprodução.

Fórum contra Corporativização e Militarização (FACAM) convoca solidariedade internacional ao povo indiano

Ofensiva militar do velho Estado indiano atinge áreas adivasi e favorece interesses corporativos.

O Fórum Contra a Corporativização e a Militarização (FACAM) divulgou nota convocando a solidariedade internacional ao povo indiano diante da intensificação da chamada Operação Kagaar. Segundo o fórum, trata-se de uma ampla ofensiva militar conduzida pelo velho Estado indiano em regiões centrais do país, especialmente em territórios adivasi ricos em recursos minerais.

De acordo com o FACAM, a operação não pode ser compreendida isoladamente. Ela se insere no avanço da corporativização das terras e na militarização permanente dessas regiões. A nota denuncia que acordos entre o Estado e grandes grupos empresariais precederam o aumento das operações militares, resultando em deslocamentos forçados, prisões em massa e mortes registradas em confrontos nas áreas de Bastar e Saranda.

O fórum sustenta que, sob o argumento oficial de “segurança interna”, o que se observa é o reforço do controle armado sobre populações indígenas e camponesas que resistem à entrega de seus territórios a projetos minerários e grandes empreendimentos extrativos. Aldeias cercadas, restrições de circulação e denúncias de abusos compõem o quadro descrito na nota.

Índia – FACAM: UMA CONVOCATÓRIA À SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL PROLETÁRIA CONTRA A OPERAÇÃO KAGAAR – Servir ao Povo
serviraopovo.com.br

O FACAM destaca ainda que a resistência do povo indiano tem repercutido internacionalmente. Atos de denúncia e solidariedade foram realizados em diferentes países, com manifestações diante de representações diplomáticas indianas e em espaços públicos, exigindo o fim da Operação Kagaar e denunciando a militarização das regiões adivasi.

Como parte dessa mobilização, o fórum convocou um Dia Internacional de Ação em 28 de março de 2026, chamando organizações democráticas e populares a realizarem atividades de apoio, protestos e campanhas de denúncia.

A nota conclui que a situação revela a combinação entre interesses corporativos e repressão estatal, apontando que a solidariedade internacional é parte da luta contra a militarização e em defesa dos direitos das populações adivasi e camponesas atingidas pela ofensiva.

Viva os 50 anos de Naxalbari
Apresentação: Publicado por ocasião da celebração dos 50 anos do Levantamento Camponês de Naxalbari, o livro traz o importante artigo do Professor Amit Bhatt…
lojadoand.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: