Gabinete de Netanyahu é invadido pela polícia em ‘operação sem precedentes’

Não está claro o motivo, apesar da certeza de que a invasão está ligada à crise militar em curso no território ocupado. Resistência Nacional Palestina pode aproveitar crise para avançar contra Israel.
Crise militar se aprofunda em Israel. Foto: Jack Guez -Pool/Getty Images

Gabinete de Netanyahu é invadido pela polícia em ‘operação sem precedentes’

Não está claro o motivo, apesar da certeza de que a invasão está ligada à crise militar em curso no território ocupado. Resistência Nacional Palestina pode aproveitar crise para avançar contra Israel.

A unidade Lahav 433 da polícia sionista invadiu ontem (5/11) o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, numa operação tida como “sem precedentes”.

A operação está ligada à crise militar em curso no Estado genocida, propelida pela revelação de um escândalo de vazamento de dados militares e falsificação das atas do Gabinete de Guerra de Netanyahu. Oficiais militares israelenses foram presos em decorrência das investigações.

Escândalo, demissões e protestos

Pouco antes da quebra de silêncio sobre o escândalo, informações na imprensa internacional reportaram que oficiais do alto escalão sionista estavam pressionando Netanyahu para lograr um cessar-fogo.

A disputa pelo cessar-fogo, cobrado pela população que vive no território ocupado mesmo que signifique atender as exigências do Hamas, tem sido um constante motor de crise no Estado sionista. Setores ligados à extrema-direita sionista religiosa, como Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich, rejeitam quaisquer propostas de cessar-fogo e chegaram a sabotar negociações.

‘A confiança foi quebrada’ – Netanyahu demite Yoav Gallant – A Nova Democracia
Netanyahu explicou que uma “crise de confiança” havia se desenvolvido gradualmente entre ele e Gallant, impedindo o gerenciamento eficaz dos esforços de guerra de Israel.
anovademocracia.com.br

No dia 5/11, a crise escalou quando Netanyahu anunciou a demissão do ministro da Defesa Yoav Gallant, sob justificativas de uma “crise de confiança”. Gallant foi substituído pelo ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, que é tão sionista e criminoso de guerra quanto seu antecessor.

Nas ruas, a população que vive em Israel voltou a protestar contra a demissão e pelo cessar-fogo. “Quanto mais sangue terá de ser derramado até que os acusados (de corrupção) saiam?”, gritaram alguns manifestantes, em referência ao corrupto Netanyahu. Alguns revoltosos entraram em confronto com a polícia e 40 pessoas foram presas.

Ataques em Tel Aviv

A base da crise está na atuação da Resistência Árabe, que permanece forte e unida na luta antissionista desde o dia 7 de outubro.

Enquanto o alto escalão sionista desmoronou nos últimos dois dias, guerrilheiros libaneses do Hezbollah mataram 21 sionistas nas 24 horas entre os dias 5 e 6 de novembro; sinal de que, 40 dias após o assassinato de Hassan Nasrallah, a Resistência Islâmica segue no caminho da luta armada defendida pelo antigo líder.

Pôster ‘Líbano: Cemitério de Merkavas’ – Cartazes pela Resistência Palestina
‘Cartazes pela Resistência Palestina’   Dimensão: 29,7x42cm (A3) Material: couché brilhante 250g *nenhum produto deste site acompanha moldura*Artista: @Bezer…
lojadoand.com.br

Desde a Faixa de Gaza, foguetes foram lançados pelas organizações militares palestinas contra o território ocupado. Um dele cruzou o céu até a capital comercial Tel Aviv.

As vitórias militares dos guerrilheiros, em meio à crise geral em Israel, favorecem o avanço político dos anseios do povo palestino, seja no próprio campo da guerra, com operações ofensivas, ou mediante as imposições dessas ambições seculares pela Resistência Nacional no terreno político.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: