Violência policial: agentes agridem torcedores do Goiás. Foto: Reprodução
Em mais uma cena macabra de violência covarde praticada por policiais militares (PMs), desta vez em Goiás, um torcedor teve seu rosto machucado após tê-lo confrontado contra o vidro de uma viatura durante uma abordagem, em Goiânia, no dia 9 de julho. O vidro traseiro do veículo se despedaçou devido a força do impacto.
A covarde agressão aconteceu no terminal Vera Cruz, onde torcedores de uma torcida organizada estavam rumo ao estádio da Serrinha para assistirem ao jogo Goiás x Athletico Paranaense, pela 16º rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. As filmagens mostram torcedores (entre eles mulheres e jovens) em pé enquanto policiais os agridem indiscriminadamente, mesmo seguindo as orientações da revista policial.
As gravações também mostram que, durante a abordagem, torcedores foram agredidos pelos militares com chutes, enquanto estavam com as mãos na cabeça sendo revistados.
Violência policial contra torcedores
Não são poucos os casos em que durante abordagens torcedores são agredidos e espancados por PMs no Brasil, seja qual for o estado, a importância do jogo, ou os times envolvidos, militares encontram nesses ambientes terreno fértil para praticar seu sadismo de classe, tutelados, é claro, pela impunidade certeira.
Recentemente, denunciamos no AND o brutal espancamento do torcedor do Brasil de Pelotas, Rai Duarte, de 33 anos, que ficou 64 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Porto Alegre, depois de ter sido brutalmente torturado por agentes da Brigada Militar (BM), no dia 1º de maio, na saída do jogo entre o time para qual torce e a equipe do São José. Raí teve que passar por três cirurgias por conta de lesões graves no intestino, devido ao brutal espancamento.