O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que, tradicionalmente, ocorre em Goiânia e foi alvo de negligência por parte do governo estadual de Ronaldo Caiado/DEM), finalmente foi confirmado para o dia 6 de setembro.
O festival devia ter ocorrido em junho, mas teve a realização questionada pelo governo de Goiás há meses, sob a alegação de que o evento deixou uma dívida milionária em 2018. Da mesma forma que faz com os servidores estaduais ao deixar suas pautas em banho maria, o governador não se manifestou sobre o Fica até ele se tornar inviável de acontecer com os novos filmes e premiações.
De última hora, traficou com a importância do evento dizendo que vai pagar as dívidas e garantir a realização, mas o fato é que o evento está abandonado.
A razão para tal tentativa de inviabilizar o evento está no fato de que os interesses históricos da família Caiado são criticados, em parte, no documentário Ser tão velho cerrado, que provavelmente estará no festival.
A comunidade local envolvida na organização do Fica decidiu, então, garanti-lo de forma independente do governo estadual.
Festiva FICA em 2018. Foto: Reprodução