GO: Ronaldo Caiado tenta impedir festival de cinema

GO: Ronaldo Caiado tenta impedir festival de cinema

Print Friendly, PDF & Email

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que, tradicionalmente, ocorre em Goiânia e foi alvo de negligência por parte do governo estadual  de Ronaldo Caiado/DEM), finalmente foi confirmado para o dia 6 de setembro.

O festival devia ter ocorrido em junho, mas teve a realização questionada pelo governo de Goiás há meses, sob a alegação de que o evento deixou uma dívida milionária em 2018. Da mesma forma que faz com os servidores estaduais ao deixar suas pautas em banho maria, o governador não se manifestou sobre o Fica até ele se tornar inviável de acontecer com os novos filmes e premiações.

De última hora, traficou com a importância do evento dizendo que vai pagar as dívidas e garantir a realização, mas o fato é que o evento está abandonado.

A razão para tal tentativa de inviabilizar o evento está no fato de que os interesses históricos da família Caiado são criticados, em parte, no documentário Ser tão velho cerrado, que provavelmente estará no festival.

A comunidade local envolvida na organização do Fica decidiu, então, garanti-lo de forma independente do governo estadual.

Festiva FICA em 2018. Foto: Reprodução

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: