Fotos: Movimento Estudantil Popular Revolucionário
Na quarta-feira da semana passada, dia 26 de junho, o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) realizou uma vitoriosa panfletagem em defesa da Resistência Palestina no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO).
Em um dos momentos da intervenção, as companheiras e companheiros afirmam:
“Saudamos o povo palestino que, há muitos anos, vem sofrendo violentos ataques e repressão do imperialismo ianque e dos sionistas de Israel. Mesmo diante desses ataques, o povo palestino resiste lutando por sua libertação. A juventude palestina enfrenta tanques de guerra com paus e pedras, um ato de extrema coragem e resistência. Por isso saudamos a Palestina e seu povo, que a sua coragem e heroísmo possam ser nosso exemplo.”
É necessário dar ênfase na continuidade de atividades em defesa do povo palestino, que necessita de nossa solidariedade e apoio para que mantenha vivo o exemplo de luta contra a dominação sionista e imperialista.
A escritora Fadwa Tuqan traz em sua veia artística o testemunho de olhos que assistiram os desmanches e as repressões da dominação israelense. Sua expressão, sensível e concisa, não se desvia do que é interesse de vida: a liberdade. A seguir, um dos poemas de marca emblemática de Fadwa Tuqan:
Continuarei lutando
e gravarei na terra, nos muros
nas portas, nas janelas
no templo da virgem e nos mihrabs
nos sulcos, nos relevos e nas rodas
na prisão, na câmara de torturas, na forca
apesar das correntes, apesar da destruição das casas
apesar da mordida das brasas
continuarei gravando seu nome
até que a veja
estender-se sobre minha pátria e crescer
crescer, crescer
até cobrir cada polegada de sua terra
até que eu veja a liberdade vermelha abrir cada porta
a noite fugir e a luz destroçar as fortificações da névoa
Liberdade! Liberdade! Liberdade!
Juventude da Palestina, sua luta continua na América Latina!
Viva a Heroica Resistência Palestina!