Major Olimpío e Bolsonaro no início do mandato do então presidente. Foto Banco de Dados AND
O líder do PSL (antigo partido de Bolsonaro) no Senado, o reacionário Major Olímpio, afirmou no dia 23 de julho, em entrevista ao monopólio de imprensa Globo News, que o governo está fazendo “toma lá, dá cá” com o dinheiro destinado ao combate à Covid-19.
Segundo o parlamentar, um representante do governo ofereceu R$ 30 milhões em emendas parlamentares para alguns senadores. Ainda segundo o parlamentar, esses senadores foram escolhidos por critérios políticos
“No Senado foram oferecidos, sim, a inúmeros senadores, R$ 30 milhões para indicar nas suas bases políticas. Te mando a planilha com 11 itens e até com orientação para escrever na planilha ‘Covid 19’, no começo de junho para pagar e já pagou agora em julho”. E continuou: “Foi o ‘toma lá’, não teve o ‘dá cá’, mas com dinheiro do Covid, sim”, completou o senador.
Major Olímpio disse ainda que os senadores que receberam a verba já estão distribuindo o dinheiro nos seus estados, seguindo os critérios e vontades dos mesmos. “Tem senadores que já confirmaram que fizeram distribuição nos seus estados, por critérios que o senador escolheu”.
O senador mostrou ainda uma planilha que estava sendo preenchida por senadores que recebiam a verba, ele ainda questionado sobre quem estaria oferecendo os recursos, disse que não foi um senador e sim um representante direto do governo.
“Não, não, alguém falando pelo governo. Não foi um senador, não”, afirmou.