Em parceria com o Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia, ativistas e estudantes fundaram o Grupo de Estudos Zé Maria Galhasi na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em Porto Alegre e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, tendo seus primeiros encontros em fevereiro deste ano.
O Grupo de Estudos Zé Maria Galhassi já existia há dois anos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi fundado pela união de ativistas do movimento estudantil e membros do comitê de apoio do jornal para o estudo e a análise dos problemas do Brasil atual sob uma perspectiva democrática, revolucionária e marxista.
Agora, novos ativistas se organizaram em outras duas universidades centrais da região metropolitana de Porto Alegre para impulsionar ainda mais a propagação de ideias democráticas no movimento estudantil.
O grupo de estudos homenageia o veterano comunista e um dos fundadores de AND, José Maria Galhassi. José Maria Galhassi faleceu no dia 24 de agosto de 2022, com 96 anos, depois de décadas de luta. A sua trajetória foi contada em uma entrevista ao AND em 2010. Esse ano, José Maria Galhassi foi um dos homenageados pela Medalha Chico Mendes de Resistência. O AND recebeu a medalha em nome do nobre lutador do povo.
Aos interessados que gostariam de participar das reuniões semanais do grupo, ele pode ser alcançado por email e whatsapp:
- Número: (51) 8145-0736
- Email: [email protected]