RS: Grupo de Estudos Zé Maria inicia atividades na PUC-RS e Unisinos

Grupo foi fundado há dois anos na UFRGS e agora se expande para mais duas universidades.
Ativistas fizeram primeira reunião do grupo de estudos. Foto: AND

RS: Grupo de Estudos Zé Maria inicia atividades na PUC-RS e Unisinos

Grupo foi fundado há dois anos na UFRGS e agora se expande para mais duas universidades.

Em parceria com o Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia, ativistas e estudantes fundaram o Grupo de Estudos Zé Maria Galhasi na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em Porto Alegre e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, tendo seus primeiros encontros em fevereiro deste ano.

O Grupo de Estudos Zé Maria Galhassi já existia há dois anos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi fundado pela união de ativistas do movimento estudantil e membros do comitê de apoio do jornal para o estudo e a análise dos problemas do Brasil atual sob uma perspectiva democrática, revolucionária e marxista.

Agora, novos ativistas se organizaram em outras duas universidades centrais da região metropolitana de Porto Alegre para impulsionar ainda mais a propagação de ideias democráticas no movimento estudantil.

José Maria Galhassi e sua companheira Beatriz nas grandes jornadas de junho de 2013. Foto: AND

O grupo de estudos homenageia o veterano comunista e um dos fundadores de AND, José Maria Galhassi. José Maria Galhassi faleceu no dia 24 de agosto de 2022, com 96 anos, depois de décadas de luta. A sua trajetória foi contada em uma entrevista ao AND em 2010. Esse ano, José Maria Galhassi foi um dos homenageados pela Medalha Chico Mendes de Resistência. O AND recebeu a medalha em nome do nobre lutador do povo.

Aos interessados que gostariam de participar das reuniões semanais do grupo, ele pode ser alcançado por email e whatsapp

Combo – 2 Bonés LCP – Loja do AND – Editora Aimberê
1 Boné de tactel vermelho estampado com o logo da Liga dos Camponeses Pobres e 1 boné de tactel bege estampado com a sigla da Ligas dos Camponeses Pobres Inf…
lojadoand.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: