Hélio Silva, herói do povo, completaria 75 anos

Hélio Silva, herói do povo, completaria 75 anos

Print Friendly, PDF & Email

Nascido em 8 de setembro de 1942, no subúrbio de Quintino, Hélio Silva completaria ontem seus 75 anos se não fosse a infeliz tragédia que o atingiu. O mesmo foi assassinado a facadas em sua casa, localizada em um humilde bairro de Padre Miguel, Rio de Janeiro, e teve alguns de seus pertences furtados. 

Hélio teve uma vida bastante marcada pela fome e pela miséria que assolou a sua vida e a de sua família desde muito cedo, quando este ainda era criança. Hélio viu suas três irmãs se prostituírem para conseguirem o sustento da família, duas delas faleceram de tuberculose sem receberem nenhuma assistência médica. Por conta desse contexto Hélio sempre trabalhou desde criança para auxiliar nas despesas de casa, comprometendo assim o seu rendimento escolar. 

Hélio exerceu funções de engraxante de sapatos, vendedor de balas e motorista de táxi e somente em 1966 conseguiu um emprego fixo na Estrada de Ferro Central do Brasil, como ajudante de eletricista. Durante sua passagem por esse emprego Hélio foi obtendo consciência de classe na convivência com outros operários explorados como ele. Tal condição é uma realidade vivenciada por grande parte do povo brasileiro, que se vê obrigado a sobreviver com poucos recursos.

Seu histórico de lutas em favor do proletariado jamais será esquecido. Hélio compôs as fileiras da Vanguarda Armada Revolucionária de Palmares (VAR- Palmares). Foi um bravo lutador contra o regime militar fascista. Foi capturado pelo inimigo no dia 29 de outubro de 1972, sendo torturado e condenado à pena de morte pelo regime. Em todos os momentos Hélio manteve-se altivo e firme no seu propósito de servir ao povo brasileiro, não entregando nenhum de seus companheiros, se doando à luta de forma honesta, abnegada e desinteressada.

Hélio pode não estar mais fisicamente entre nós, porém sua memória e exemplo de plena entrega às lutas em defesa dos direitos do povo permanecerá viva, apontando às novas gerações o caminho para a construção de um Brasil Novo.

Leia mais:

Falece o comunista Hélio Silva, valoroso filho do povo brasileiro

Falece Hélio Silva, valoroso lutador

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: