Arte de divulgação da Mostra. Foto: Reprodução.
Se realizará, em Belém do Pará, a I Mostra de Artes “Caminhos da Terra”. O link da Mostra no Instagram pode ser acessada aqui.
A Mostra defende uma proposta de arte engajada, que represente “as lutas das massas mais oprimidas dos mais distantes rincões do país, representados nos rostos de milhares de camponeses, indígenas e quilombolas”. Conforme dito em sua página na plataforma de doações Abaca$hi:
“Artistas paraenses decidiram fazer essa I Mostra de Artes em solidariedade à luta camponesa e à Liga dos Camponeses Pobres (LCP) frente ao enorme cerco e criminalização de quem luta por um pedaço de terra para viver e trabalhar. Os camponeses continuaram a sofrer intensos ataques mesmo no período da pandemia em 2020 e 2021.
Prestamos nossa solidariedade aos Acampamentos Manoel Ribeiro, Thiago Capim dos Santos e Ademar Ferreira e a todo sangue derramado de cada camponês.
A Mostra e os trabalhos inspirados na heroica resistência camponesa se somam ao apoio nacional e internacional de diversas entidades democráticas, artistas, músicos e intelectuais que compreendem a importância e a necessidade de representar e tomar posição em defesa da luta do povo através da arte! O convite se estende a todos os artistas que tenham ou queiram fazer um trabalho dentro eixo temático ‘luta pela terra’.”
A Mostra também realizará um Laboratório Experimental para desenvolver obras no campo do desenho, pintura, ilustração, fotografia e poema. A inscrição para o Laboratório pode ser acessada através deste link.
O e-mail para contato com a organização da mostra é [email protected].