Índia: Comando guerrilheiro ataca unidades policiais

Índia: Comando guerrilheiro ataca unidades policiais

Print Friendly, PDF & Email

Uma coluna do EGPL (Exército Guerrilheiro Popular de Libertação), dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), atacou uma unidade policial no distrito de Dantewada, estado de Chhattisgarh, conforme noticiou o blog Correo Vermello no dia 15 de maio. Na ação, um veículo de guerra blindado foi destruído. Não houve mortes.

Na mesma cidade, um dia antes, combatentes maoistas atacaram forças de repressão no mesmo distrito. Durante a ação armada houve troca de tiros e os revolucionários incendiaram um caminhão e um trator antes de deixarem o local, conforme noticiou o blog Redspark.

Também há notícias que, no distrito de Sukma (Chhattisgarh), um informante da polícia foi justiçado pelos guerrilheiros maoístas, segundo noticiou o blog internacionalista Correo Vermello no dia 15 de maio. O indivíduo foi capturado na aldeia de Temadawada (no distrito citado) juntamente com um civil, que mais tarde foi liberado. O criminoso foi justiçado.

É comum em notícias que circulam sobre os maoístas indianos em blogs internacionalistas, os mesmos serem mencionados como Naxals (Naxalitas, em português). Naxal, Naxalita ou Naksalvadi é um termo utilizado para se referir a membros do movimento revolucionário dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), que são organizados em diferentes regiões do país. “Naxal” deriva do nome da vila Naxalbari no estado de Bengala Ocidental, onde a luta armada revolucionária como guerra popular teve a sua origem.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: