Ao menos 20 pessoas ficaram feridas, entre oito policiais
Centenas de moradores expulsaram policiais durante uma tentativa de despejo ilegal, na localidade de Rajeev Nagar, em Patna, capital do estado de Bihar. Segundo os residentes, a polícia não tinha ordens do Tribunal Superior para realizar a operação. Os moradores afirmam ainda que a polícia está servindo aos interesses da empreiteira monopolista indiana Bihar State Housing Board.
Com a resistência, pelo menos oito policiais ficaram feridos. Os moradores repeliram a ação ilegal atirando pedras e paus. Houve ainda troca de tiros com armas de fogo entre polícia e a população. Além dos policiais, outras 16 pessoas acabaram feridas.
“Mais de 50 disparos foram deflagrados”, disseram os moradores locais em entrevista ao Hindustant Times.
A multidão incendiou ainda três tratores usados para tentar demolir suas moradias e um carro de polícia. Mais tarde, a estrada principal de Danapur-Digha foi cortada com barricada de pneus em chamas.
Em entrevista ao The Times of India, um dos policiais confirmou que as tropas da repressão foram obrigadas a sair em debandada. “Vários policiais ficaram feridos em ataques de pedra e tijolos, que também perseguiram as equipes de polícia que foram implantadas na campanha de demolição”, admitiu.
A polícia foi expulsa pela rebelião popular logo que chegou, junto com uma equipe de funcionários do Conselho de Habitação do Estado de Bihar, para iniciar a demolição das casas. O local que o velho Estado tentou impor a reintegração é onde fica a moradia de centenas de famílias organizadas em uma cooperativa. Ao todo, a terra possui 4,5 hectares.