Índia: Dois policiais são mortos durante confronto com guerrilheiros do EGPL

Índia: Dois policiais são mortos durante confronto com guerrilheiros do EGPL

Dois policiais foram mortos por guerrilheiros do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), durante um confronto que aconteceu no dia 4 de outubro em Ranchi, no estado de Jharkhand.

Segundo o diretor-geral da polícia, Murari Lal Meena, os policiais receberam a informação de que os guerrilheiros estavam reunidos perto das cachoeiras de Dassam, que ficam entre os distritos de Bundu e Namkum. 

Quando para lá se deslocaram, por volta das 4h da manhã, os policiais foram recebidos a tiros. Um deles morreu no hospital e o outro durante o tratamento. Segundo o diretor, não há informações de guerrilheiros feridos.

As ações armadas do EGPL contra policiais são levadas a cabo pelo fato de que as reivindicações dos camponeses e povos tribais – como garantir a posse da terra – só podem ser garantidas expulsando e destruindo as forças policiais e militares, que são comandadas a serviço dos interesses das mineradoras e dos latifúndios.

Além disso, os guerrilheiros combatem as forças policiais para garantir a existência e a expansão dos governos populares montados por camponeses, operários e combatentes – a nova política -, até alcançarem todo o país, para libertá-lo da dominação imperialista estrangeira, do latifúndio e dos monopólios locais, desenvolvendo uma nova economia e nova cultura a serviço do povo.

Foto ilustrativa

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: