Índia: Empreiteira é alvo de ação armada dos maoistas

Índia: Empreiteira é alvo de ação armada dos maoistas

Combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelos maoistas, realizaram ação de sabotagem no distrito de Kandhamal, estado de Orissa, no dia 28/03. Vários veículos e matéria-prima de uma empreiteira foram destruídos e incendiados.

Os guerrilheiros dirigidos pelo Partido Comunista da Índia (Maoista) atacaram um campo de construção de estradas. Ao menos três tratores e uma máquina de asfaltamento foram queimadas.

Os guerrilheiros deixaram mensagens assinadas pelos maoistas, denunciando que essas obras visam ampliar a atuação das mineradoras na zona rural e que, por isso, foram alvos de ataques. Como é de praxe, os maoistas deram toda a proteção à equipe que trabalhava no local e não os submeteu a constrangimentos.

Os maoistas também denunciam o aumento da atuação policial na região, a que eles atribuem a esforços para pescar informantes em meio das massas camponesas.

No estado de Chhattisgarh, um soldado do 85º Batalhão da Força Policial da Reserva Central foi ferido por uma bomba de pressão armada por combatentes do EGPL, no dia 06/04. Ele participava de uma operação próximo da região de Mahadev Ghat, quando pisou em cima do artefato.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: