Índia: Guerrilheiros explodem escritório de partido reacionário

Índia: Guerrilheiros explodem escritório de partido reacionário

Print Friendly, PDF & Email

Colunas do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL). Foto ilustrativa

Combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação, dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), detonaram explosivos dentro de um escritório eleitoral do Partido do Povo Indiano (BJP), que está à frente do governo na Índia. A ação ocorreu no dia 25 de abril, na cidade de Harihurganj, no distrito de Palamu, estado de Jarkhand, e deixou o prédio de dois andares destruído. O ataque não deixou feridos, uma vez que ocorreu por volta de meia-noite. O escritório do BJP ficava a 500 metros de uma delegacia.

Além disso, os maoistas executaram um informante da polícia no distrito de Chatra, no mesmo estado. O informante, identificado como um latifundiário de 40 anos, foi detido pelos maoistas, submetido à justiça popular revolucionária e depois punido por pena capital executada pelos revolucionários. Os guerrilheiros deixaram panfletos denunciando os crimes contra o povo praticados por tal homem.

Em Odisha, um empresário também foi aniquilado por membros do EGPL em sua residência após ser identificado como informante da polícia. A ação ocorreu na noite do dia 27 de abril, na aldeia de Tingarpanga. Panfletos deixados próximo ao corpo pelos comunistas afirmam que o homem trabalhava como informante para a repressão.

Ainda no dia 27, dois membros da Guarda Distrital de Reserva (GDR) foram aniquilados por cinco combatentes do EGPL. A ação ocorreu perto do quartel da polícia de Tenguda, na área de Pamed, distrito de Bijapur, estado de Chhaattisgarh. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: