Índia: Inspetor da polícia é eliminado em ação com explosivos

Índia: Inspetor da polícia é eliminado em ação com explosivos

Um inspetor do 195° batalhão da Força Policial da Reserva Central (FPRC) foi morto após ser atingido pela explosão de uma mina plantada por combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista). O episódio aconteceu no dia 30 de julho, na aldeia de Mardum, localizada no distrito de Bastar, estado de Chhattisgarh.

Somente este ano, 15 membros das forças repressivas foram mortos em ações do EGPL. As eliminações foram empreendidas pelos comunistas tanto por meio de explosivos, como em sabotagens e emboscadas.

Semana dos Mártires

Do dia 28 de julho ao dia 3 de agosto ocorrerá a celebração, na Índia, da chamada Semana dos Mártires, homenagem anual que o PCI (Maoista) — juntamente com o EGPL e as massas indianas — realiza em memória dos heróis e heroínas que deram sua vida pelo Partido e a Revolução .  

Segundo fontes do monopólio de imprensa indiano, as forças repressivas mantém alerta máximo durante este período, pois, tradicionalmente, o EGPL realiza ações armadas como forma de comemorar a data e vingar seus heróis.

Os maoistas já têm espalhado por todo o país faixas e cartazes conclamando as massas a comemorar a data.

Combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação. Foto ilustrativa

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: