Diversas ações armadas foram realizadas pelo Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), na segunda quinzena de fevereiro 2019.
No dia 21 de fevereiro, o EGPL incendiou inúmeros equipamentos de uma empreiteira no distrito de Potegaon e, no dia 24 de fevereiro, os guerrilheiros maoistas incendiaram um caminhão no distrito de Gadchiroli, em Maharashtra. Além disso, realizaram uma enorme campanha de propaganda a favor da guerra popular e contra o governo fascista dos brâmanes no distrito de Gadchiroli. A notícia foi veiculada pelo portal Correo Vermello.
O objetivo político destas ações contra empreiteiras é impedir que as estradas e outras obras de infraestruturas sejam concluídas para garantir que os camponeses e povos tribais dessas regiões mantenham posse da terra. Isto porque estas são obras de interesses das grandes mineradoras que visam se instalar nas regiões ainda isoladas da Índia e, uma vez instaladas, expulsam os camponeses pobres e povos tribais para se apoderar do solo e do território.
Agitação e propaganda armada
O EGPL também visitou a aldeia de Jeerakappara, no distrito de Kozhikode – aldeia natal de um camarada do PCI (Maoista). Os maoistas, usando uniformes militares, conversaram por longas horas com os habitantes da aldeia e ensinaram alguns residentes como funcionam as armas de fogo que o EGPL utiliza.