Maoistas executam dois informantes em Bihar
No último dia 20 de agosto, dois informantes da polícia foram executados por um esquadrão do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia PCI (Maoista), no mercado de Manapur, que fica localizado no distrito de Lakhisarai, estado de Bihar, no leste do país.
Segundo relatos de testemunhas, por volta das 11h, os guerrilheiros maoistas atiraram com fuzis AK-47 contra os dois informantes. A polícia levou mais de 4 horas para resgatar os corpos no local com medo de que os maoistas tivessem plantado minas terrestres.
Lakhisarai é um dos quatro distritos de Bihar que estão na lista dos 30 distritos onde há maior atuação da Guerra Popular dirigida pelo PCI (Maoista) contra o velho Estado semicolonial e semifeudal indiano.
Confronto entre EGPL e Forças Repressivas
No mesmo dia 20, agentes da Força Policial da Reserva Central (FPRC) e da Força Especial entraram em confronto com guerrilheiros do EGPL numa área de floresta, no distrito de Visakhapatnam, estado de Andra Pradesh, na costa do Golfo de Bengala.
Segundo fontes policiais, os agentes encontraram unidades da divisão leste do EGPL enquanto faziam uma operação de patrulha contra os maoistas na região. Na divisão estavam presentes quadros importantes do PCI (Maoista), como os camaradas Chalapati, Aruna, Suresh e Jagan. Após o confronto, as unidades do EGPL recuaram sem vítimas para a floresta, que fica próxima da vila de Mandapalli.
Foto ilustrativa