Cartaz celebrativo do 50º aniversário do Levantamento de Naxalbari
Milhares de pessoas reuniram-se no sul de Bastar, região de Dandakaranya, por ocasião de celebrações dos 50 anos do Levantamento de Naxalbari, marco da luta armada revolucionária na Índia dirigida pelo Partido Comunista. O vídeo a seguir imagens registradas no vídeo são de 25 de maio deste ano.
O movimento Naxalbari teve grande impacto sobre todo o movimento comunista da Índia, mostrando o caminho da Revolução Agrária como necessário. Caminho este trilhado até hoje através da guerra popular que se desenvolve e avança em feroz luta contra o revisionismo.
O Levante de Naxalbari foi o episódio que deu início à guerra popular na Índia, dirigida naquele momento pelo Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista), sob a chefatura de Charu Mazumdar.
No mês de maio o Comitê Central do Partido Comunista da Índia (Maoista) convocou todo o Partido, os combatentes e as massas, na Índia e no estrangeiro, a celebrar o Levantamento de Naxalbari.
“A grande rebelião de Naxalbari é resultado da aplicação criativa do Marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsetung, do caminho da Guerra Popular Prolongada para a construção do Exército Popular, com vistas à realização da Revolução de Nova Democracia, e da tomada do poder por meio da luta armada em diversas zonas, libertando primeiro as áreas rurais e cercando finalmente as cidades para, dessa forma, controlar todo o país, dadas as condições específicas da Índia. É um golpe assestado no revisionismo que havia se arraigado profundamente na Revolução Indiana. É uma parte inseparável da Revolução Socialista Mundial. Deslindou os terrenos entre o revisionismo e o pensamento guia do Marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsetung. Representou um começo extraordinário para a formação do Partido Revolucionário maoista, assim como para o início de um processo, uma estratégia, um método de luta e um método de direção, políticos. Em certo sentido, trata-se de um giro fundamental e de um salto qualitativo na história da Revolução indiana”, estabeleceu o Comitê Central do PCI (Maoista) no comunicado.
“As questões que suscitou Naxalbari teve uma importância histórica determinante. A luta atual assenta-se sobre elas”.
“Os autênticos revolucionários extraíram valiosas lições de Naxalbari e entregaram-se de corpo e alma ao desenvolvimento do que Mao chamou de três armas mágicas: o Partido, o Exército Popular e a Frente Única. O movimento revolucionário rebrotou de novo como uma grande onda. As forças revolucionárias se reorganizaram”, destacou o Comitê Central.
Mais informações sobre as celebrações do cinquentenário do levantamento armado revolucionário camponês de Naxalbari poderão ser lidas em nossas próximas edições.
Leia também:
50 anos do Levantamento Camponês de Naxalbari
Índia: PCI (Maoista) chama a celebrar Naxalbari