Índia: Notícias da Guerra Popular

Índia: Notícias da Guerra Popular

Maoistas executam informante em Balaghat, Madhya Pradesh. Foto: Banco de Dados AND

Um informante policial foi justiçado por guerrilheiros do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL) em Madhya Pradesh em 6 de agosto. Dias antes, em Bijapur (Chhattisgarh) uma ação de sabotagem destruiu veículos de uma empresa do capitalismo burocrático indiano. Os fatos, ocorridos próximos à Semana dos Mártires, convocada pelo Partido Comunista da Índia (Maoista) (PCI (Maoista)), indicam um crescimento da ação dos maoistas, apesar da ofensiva reacionária promovida pelo velho Estado indiano.

Informante policial é aniquilado

Uma unidade guerrilheira do EGPL dirigida pelo PCI (Maoista) executou um informante policial no distrito de Balaghat, Madhya Pradesh, no dia 6 de agosto. Junto ao corpo do inimigo do povo, identificado como Lalu Dhurve, a polícia indiana encontrou notas manuscritas assinadas pelo Comitê de Área de Malanjkhand.

GUERRILHEIROS realizam SEQUÊNCIA DE AÇÕES NO ÚLTIMO MÊS

Veículos de construção pertencentes a uma empresa de telecomunicações foram incendiados entre os vilarejos Padera e Kakekorma, no distrito de Bijapur, em Chhattisgarh, no dia 24 de julho. De acordo com os jornais do monopólio de imprensa, um grupo de guerrilheiros do EGPL invadiu o canteiro de obras exatamente quando os cabos de telecomunicações estavam sendo instalados. Os maoistas abriram os tanques de diesel dos veículos e os incendiaram com o combustível derramado. As forças de repressão que mais tarde chegaram ao local da ação não conseguiram localizar nenhum dos guerrilheiros e todos os trabalhadores se recusaram a cooperar com detalhes.

O CORREDOR VERMELHO SE EXPANDE

No dia 30 de julho, no vilarejo Chalisbodi Tirahe, também localizado no distrito de Balaghat, uma faixa assinada pelo PCI (Maoista) fazendo um chamado para observar a Semana dos Mártires de 28 de julho a 3 de agosto foi encontrada. Segundo os jornais locais, a faixa viralizou nas redes sociais, já que próximo ao local há uma delegacia de polícia. Também foram encontrados panfletos no vilarejo Sonewani, que fica sob a delegacia de polícia de Roopjhar, chamando a realizar reuniões de condolências e construir memoriais em homenagem aos guerrilheiros caídos em combate. O superintendente da polícia local relatou que não havia presença de guerrilheiros nesta área, o que indica crescimento da atividade maoista no distrito.

Enorme faixa encontrada em Balaghat, Madhya Pradesh. Foto: Reprodução

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: