Atuando rapidamente e com prontidão, o Irã anunciou hoje a operação “Notícias da Vitória” e lançou hoje (23/06) vários mísseis em direção a bases militares ianques (do Estados Unidos) no Oriente Médio. Notícias e vídeos das últimas horas mostram os disparos cruzando o céu e atingindo em cheio a Base Aérea de Al-Udeid, no Catar. Algumas notícias dão conta de que outros projéteis se direcionam para bases no Iraque e, possivelmente, Bahrein.
Os disparos ocorreram menos de 48 horas depois do ilegal ataque do EUA nas instalações militares de Isfahan, Natanz e Fordow, no Irã, na noite do dia 21/06. A retaliação foi anunciada pela Guarda Revolucionária do Irã como um “ataque devastador de mísseis”. “Essa base [Al-Udeid] é a sede do Comando Central da Força Aérea e o maior recurso estratégico do exército terrorista americano na região da Ásia Ocidental”, explica a Guarda.
Em um vídeo impressionante, é possível ver os mísseis iranianos batalhando contra o sistema antiaéreo do EUA, somado ao barulho provocado pelo impacto provocado pelo ataque. Até o momento, seis mísseis caíram na base de Al-Udeid.
O Emirados Árabes Unidos, o Catar e o Bahrein fecharam seu espaço aéreo. Soldados ianques correram, desesperados, para abrigos em várias das bases na região.
Durante o pronunciamento, o Irã deixou claro que o objetivo do ataque não era atingir o povo do Catar, considerado um povo amigo, mas sim atingir as bases do EUA, ponta de agressão do imperialismo ianque na região.
O jornal A Nova Democracia segue acompanhando o caso e atualizará essa matéria com mais informações.