Revolucionários da Ação Anti-Imperialista Irlanda e dos Republicanos Socialistas realizaram ações em homenagem a José Fonseca, o companheiro Pelé, militante da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), em Dublin (Irlanda), no dia 7 de janeiro.
As organizações afirmam que o companheiro Pelé estava “desempenhando um papel fundamental na luta pela terra liderada pela LCP no Brasil”, e citam o seguinte trecho da nota da LCP sobre o falecimento de Pelé: “Em qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer tempo, dormindo sob um barraco de lona ou em algum lugar um pouco melhor, onde as massas clamassem o apoio da Liga na secular luta pela terra o Pelé estava. […] Pelé não se intimidava em nenhuma situação. Nas incontáveis vezes em que, atendendo aos camponeses, participava de audiências em órgãos públicos, colocava em seus devidos lugares as ‘autoridades’ escaladas para ludibriar, amaciar ou intimidar as massas“.
A Ação Anti-Imperialista Irlanda afirma que “se solidariza com a LCP e os camponeses pobres do Brasil que estão envolvidos em uma Revolução Agrária para retomar a terra do povo daqueles que a roubaram. Vitória à LCP! Vitória à Revolução Agrária no Brasil!”.