Uma van é queimada durante a chegada dos restos mortais de político pacifista pró-imperialista. Foto: independent.ie
A polícia de Derry, na Irlanda do Norte, foi atacada com coquetéis molotov e bombas de tinta no dia 5 de agosto, quando sofreram uma emboscada executada por dois jovens. Os policiais haviam comparecido a uma estrada onde um objeto suspeito (uma bomba falsa) havia sido encontrada e, lá chegando, foram cercados.
Mais tarde, por volta das 22h, a polícia recebeu um relato de que um caminhão de guincho havia sido tomado nas proximidades da Rota Galliagh. O motorista e seu passageiro foram parados cerca de três homens na estrada, que incendiaram o veículo vazio. A ação política, de sabotagem, também está relacionada à luta nacional do povo irlandês.
Após a sabotagem, bombeiros e a polícia compareceram ao local onde uma multidão de cerca de 150 pessoas havia se reunido em protesto. Quando os agentes chegaram, a multidão jogou fogos de artifício, incluindo pedras e garrafas contra os policiais. Uma bomba incendiária também foi atirada, mas não acendeu.
Já no dia 06/08, por volta das 12h40, outra van foi sequestrada na área de Fergleen Park e incendiada. Outra tentativa de sequestro foi relatada logo após as 2h da manhã, quando cerca de 20 pessoas mascaradas, algumas segurando barras de metal, tentaram levar o carro de um homem. No dia 04/08, duas vans e um ônibus foram tomados em partes diferentes da cidade.
Rebeliões aconteceram enquanto o corpo de político pacifista era levado a Derry
As revoltas populares aconteceram em Derry no dia 04/08 a partir do momento em que o corpo de John Hume, político pacifista e oportunista que morrera no dia anterior, retornava à cidade para ser enterrado.
A primeira van queimada bloqueou a estrada New Road em Creggan, interrompendo o tráfego a 500 metros da Catedral de St Eugene, onde o corpo de Hume seria recebido. A segunda van foi incendiada fora da escola primária Holy Child, no coração do Creggan, enquanto dezenas de jovens se reuniam para assistir o incêndio. Os incidentes aconteceram entre 16h30 e 17h, sendo este último o horário original previsto para a recepção dos restos mortais de John Hume em sua cidade natal.
John Hume fora um político norte-irlandês que procurava conciliar a brutal colonização inglesa ao país, recebendo um prêmio Nobel da “Paz” em 1998, pelos seus esforços em levar à uma “solução pacífica” a resistência nacional do país contra o jugo britânico. Hume afirmava que “não devemos permitir que nosso protesto criativo degenere em violência física”, diante dos brutais assassinatos, prisões, estupros e dominação econômica, política, militar e ideológica da Inglaterra sobre a Irlanda, cujo povo travava uma guerra pela sua libertação.