Publicamos tradução de notícia do portal Arauto Vermelho.
Ativistas republicanos em Galway têm ido às ruas para se opor à extradição de Sean Walsh, um republicano irlandês detido pelo Estado Livre por 3 anos na prisão de Portlaoise a pedido do MI5 (serviço de inteligência internovbritânico), que deseja extraditá-lo para os Seis Condados Ocupados, onde ele enfrenta tortura.
Anteriormente, reportamos sobre a luta contínua contra a extradição de republicanos para as mãos do imperialismo britânico. Nessa ocasião, sustentamos o slogan da Ação Anti-Imperialista da Irlanda (AIA Ireland): PARE A EXTRADIÇÃO DE TODOS OS REPUBLICANOS IRLANDESES AGORA!
Sean Walsh enfrenta deportação como parte da ‘Operação Arbacia’ liderada pelo MI5. A agência dirige essa operação contra o New IRA e o Continuity IRA. Oito homens e duas mulheres foram encarcerados em 2020, sob um total de 39 acusações, incluindo direção de uma “organização terrorista”, pertencimento a uma organização proibida, preparação de “atos terroristas”, conspiração para “direcionar o terrorismo” e posse de artigos para “uso em terrorismo”. De qualquer forma, o que a inteligência britânica “descobriu” é amplamente reconhecido como “conversa de bar republicana” ou um “blá-blá-blá sem fundamento”. O caso está sendo julgado no Tribunal da Coroa de Belfast, sob ocupação.