Irlanda: Luta contra deportação de ativistas

Ativistas irlandeses exigem libertação de presos políticos.

Irlanda: Luta contra deportação de ativistas

Ativistas irlandeses exigem libertação de presos políticos.

Publicamos tradução de notícia do portal Arauto Vermelho.

Ativistas republicanos em Galway têm ido às ruas para se opor à extradição de Sean Walsh, um republicano irlandês detido pelo Estado Livre por 3 anos na prisão de Portlaoise a pedido do MI5 (serviço de inteligência internovbritânico), que deseja extraditá-lo para os Seis Condados Ocupados, onde ele enfrenta tortura.

Anteriormente, reportamos sobre a luta contínua contra a extradição de republicanos para as mãos do imperialismo britânico. Nessa ocasião, sustentamos o slogan da Ação Anti-Imperialista da Irlanda (AIA Ireland): PARE A EXTRADIÇÃO DE TODOS OS REPUBLICANOS IRLANDESES AGORA!

Sean Walsh enfrenta deportação como parte da ‘Operação Arbacia’ liderada pelo MI5. A agência dirige essa operação contra o New IRA e o Continuity IRA. Oito homens e duas mulheres foram encarcerados em 2020, sob um total de 39 acusações, incluindo direção de uma “organização terrorista”, pertencimento a uma organização proibida, preparação de “atos terroristas”, conspiração para “direcionar o terrorismo” e posse de artigos para “uso em terrorismo”. De qualquer forma, o que a inteligência britânica “descobriu” é amplamente reconhecido como “conversa de bar republicana” ou um “blá-blá-blá sem fundamento”. O caso está sendo julgado no Tribunal da Coroa de Belfast, sob ocupação.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: