Irlanda: Revolucionários homenageiam Mao Tsetung nos 43 anos de seu falecimento

Irlanda: Revolucionários homenageiam Mao Tsetung nos 43 anos de seu falecimento

Print Friendly, PDF & Email

Cartazes rememorando a vida e a obra do grande dirigente comunista Presidente Mao Tsetung foram espalhados pelas ruas da cidade de Dublin, capital da Irlanda, por ocasião do 43° aniversário da morte do chefe comunista, no dia 9 de setembro. A ação foi empreendida pelos revolucionários da Ação Anti-imperialista Irlandesa e pelos Republicanos Socialistas Irlandeses.

Nos cartazes pode-se ver fotos de Mao Tsetung ainda jovem, sua data de nascimento e morte, e a famosa frase: Ousar lutar, ousar vencer! O Grande Timoneiro Mao foi dirigente da Revolução Chinesa (1949), da Grande Revolução Cultural Proletária na China (1966-1976) e da Revolução Proletária Mundial.

Essa foi a segunda ação dos militantes irlandeses em algumas semanas propagandeando o marxismo-leninismo-maoismo e a campanha em defesa do Presidente Gonzalo, chefe da Revolução Peruana. No final de agosto, eles fizeram uma série de pichações em Dublin, nas quais lia-se: Liberdade a Gonzalo! e Vida longa ao MLM! (referindo-se à ideologia do proletariado).

O povo irlandês trava uma dura luta secular contra a colonização inglesa no seu país, notadamente desde o início do século XX, com a Guerra de Independência da Irlanda, mas até mesmo antes disso. O país foi palco de guerras e lutas incansáveis de libertação nacional, e, atualmente, a Irlanda do Norte ainda permanece sob a dominação inglesa, sendo que suas organizações intensificam cada vez mais os ataques contra os imperialistas em seu território e seus apoiadores.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: