Israel fora do evento em memória aos 79 anos do bombardeio nuclear de Nagasaki

Israel fora do evento em memória aos 79 anos do bombardeio nuclear de Nagasaki

Print Friendly, PDF & Email

O Prefeito de Nagasaki, Shiro Suzuki, decidiu excluir o embaixador de Israel no Japão da lista de convidados para a “cerimônia da paz’, evento que ocorre todo ano em memória ao bombardeio nuclear dos Estados Unidos no Japão durante a Segunda Guerra Mundial,  programado para o dia 9 de agosto.

Dessa forma, o governo local desafia a pressão do Grupo dos Sete (G7), composto por USA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e União Europeia. Diante da decisão de Shiro, estes países anunciaram que seus embaixadores não irão comparecer na cerimônia.

A decisão de Suzuki de não convidar Israel tem recebido apoio significativo, especialmente entre os jovens japoneses. Embora o Japão não reconheça formalmente o Estado Palestino, abriga a Missão Geral da Palestina em Tóquio. O vice-chefe da missão palestina confirmou sua presença no evento em Nagasaki.

No final de abril de 2024, a organização “Euro-Med Human Rights Monitor” divulgou uma estimativa de que aproximadamente 70.000 toneladas de bombas já foram lançadas em Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023. A quantidade é superior ao que foi utilizado durante todo o período da Segunda Guerra Mundial.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: