Reproduzimos uma matéria do portal Palestine Chronicle
O exército israelense anunciou a morte de dois soldados e ferimentos em mais de 20 outros após um ataque de drone lançado do Iraque na última quarta-feira. O incidente ocorreu em uma base militar ao norte das Colinas de Golã ocupadas na Síria.
Essa é a primeira vez que o exército israelense reconhece que as operações dos grupos de resistência iraquianos resultaram em baixas e ferimentos entre as forças israelenses.
Um porta-voz do exército israelense confirmou que dois soldados foram mortos e 24 ficaram feridos no ataque, sendo que dois estão em estado crítico.
O exército israelense divulgou os nomes e as fotos dos dois soldados que foram mortos, ambos membros do 13º Batalhão da Brigada Golani.
A Rádio do Exército de Israel informou ainda que uma investigação inicial revelou que dois drones explosivos haviam sido lançados do Iraque na manhã de quinta-feira.
Um dos drones foi interceptado, mas o outro conseguiu escapar dos sistemas de defesa aérea e detonou na base militar ao norte das Colinas de Golã.
Essa admissão de Israel segue uma declaração da Resistência Islâmica no Iraque, que reivindicou a responsabilidade pelo ataque a três alvos separados no norte de Israel na madrugada de quarta-feira.
O grupo declarou que os ataques faziam parte de sua resistência contínua contra a ocupação e em apoio aos povos palestino e libanês, em resposta aos massacres cometidos por Israel contra civis, incluindo mulheres, crianças e idosos.
Há vários meses, os grupos iraquianas vêm lançando ataques com mísseis e drones contra Israel em solidariedade à resistência palestina em Gaza.
A Resistência Islâmica no Iraque, que inclui movimentos como as Brigadas do Hezbollah, as Brigadas Al-Nujaba e as Brigadas Sayyid al-Shuhada, declarou que havia atingido com sucesso vários alvos israelenses importantes, desde as Colinas de Golã e Haifa, no norte, até Eilat, no sul.
Abu Obeida, o porta-voz militar das Brigadas Al-Qassam, elogiou a operação em um comunicado na sexta-feira.
“Saudamos nossos irmãos da Resistência Islâmica Iraquiana por apoiarem nosso povo palestino diante da agressão sionista”, disse Abu Obeida.
“Abençoamos sua operação qualitativa que atingiu com drones as forças de ocupação em Golã, deixando mortos e feridos”, acrescentou.
De acordo com Abu Obeida, a operação “leva uma mensagem à ocupação de que sua persistência na agressão lhe trará mais perdas e contratempos até sua retirada de nossa terra”