Itália: Grupo fascista promove atentado contra centro classista

Itália: Grupo fascista promove atentado contra centro classista

Print Friendly, PDF & Email

Círculo Proletário Comunista de Milão marcha contra o avanço da reacionarização e do fascismo. Foto: Proletari Comunisti

Um grupo de fascistas explodiu uma bomba e atirou pedras contra o Espaço Re-Make, que acolhe e presta solidariedade classista a trabalhadores imigrantes, em Milão, Itália. O atentado ocorreu no dia 21 de fevereiro, destruindo janelas e um armário dentro do local.

Em nota publicado no blog Proletari Comunisti, o Círculo Proletário Comunista de Milão prestou plena solidariedade ao que chamou de atentado com “matriz político-ideológica”. “Há meses vemos que tem circulado mensagens e comentários difamatórios, racistas, intolerantes e até ameaças em várias da internet.”, denunciam os comunistas.

Em nota, os comunistas também relacionam o ataque à onda reacionária com ingredientes fascistas promovida desde o governo italiano, encabeçado pelo primeiro-ministro de extrema-direita Giuseppe Conte, onda que ecoa e instiga a ação de setores e movimentos fascistas italianos.

O espaço Re-Make, cuja sede é fruto de uma retomada de um edifício abandonado, presta apoio ao proletariado imigrante proveniente principalmente da África por meio do fornecimento de almoço popular aos domingos, assistência sindical, cuidados para crianças, espaço para atividade esportiva, um mercado para produtores independentes, escola de italiano para estrangeiros e outras atividades.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: