Jaider Esbell: legado nas artes plásticas indígenas

Jaider Esbell: legado nas artes plásticas indígenas

Na última terça-feira, 02/11, as artes plásticas perderam um de seus nomes mais promissores: Jaider Esbell. Considerado um dos representantes da arte indígena contemporânea, Jaider era da etnia Mucuxi, povo indígena presente na região circum-Roraima. Ele nasceu no município de Normandia, em Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol e a sua morte aconteceu no momento em que sua obra, juntamente com a de vários outros artistas indígenas, será o foco da 34º Bienal de São Paulo. Além de artista plástico, Jaider era escritor e ativista da causa indígena.

O artista foi citado em uma matéria do AND, de 03 de novembro.

Leia também: Arte indígena: Bienal de SP vira mostra da resistência

Jaider Esbell. Foto: Divulgação

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: