No portal da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) foi publicada nota relatando uma atividade por ocasião do Dia das Crianças. O evento foi organizado pelo Comitê Estudantil de Solidariedade Popular (CESP) de Pimentas, bairro de Guarulhos.
Além de descrever as diferentes brincadeiras que ocorreram, a nota também fala da excelente recepção dos moradores do bairro, da participação das crianças e da importância da atividade.
Em sua nota, a ExNEPe expõe a maneira com que as crianças do povo foram tratadas pelo velho Estado ao longo de já mais de um ano e meio de pandemia. Sob uma falsa impressão de que fora das escolas os filhos dos trabalhadores estariam seguros, o que ocorreu foi o contrário, dizem os estudantes que afirmam: “fora das escolas, elas se viram lançadas à própria sorte, muitas tendo que cuidar de irmãos enquanto os pais saem para tarbalhar”.
Na realidade, as iniciativas de organização de comitês de solidariedade entre moradores de uma mesma localidade foi a única alternativa em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Se tornou fundamental que estudantes e demais setores democráticos da sociedade buscassem soluções para esses problemas tão sensíveis para o nosso povo, principalmente das camadas mais pobres”, é o que afirma a ExNEPe.
A nota finaliza ainda defendendo que é dever de todos os estudantes lutar por derrubar os muros da universidade, no sentido de colocar o conhecimento que adquirem ali à serviço do povo.
A íntegra do texto pode ser lida diretamente no portal da ExNEPe e você pode ter acesso clicando aqui.
O CESP organizou várias atividades e brincadeiras, como a Caça ao Tesouro. Foto: Reprodução
A atividade reuniu estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), moradores do bairro e várias crianças. Foto: Reprodução