Repercutimos a seguir nota da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia em repúdio ao latifúndio e pela justa conquista de territórios por camponeses, quilombolas e indígenas do Norte de Minas.
Unir camponeses, quilombolas e indígenas! Conquistar as terras e os territórios!
As audiências públicas que tratariam da regulamentação dos territórios das comunidades quilombolas e ribeirinhas das cidades de Manga, Matias Cardoso e Juvenília foram canceladas de última hora. Com ódio do povo e medo do inevitável avanço da justa luta por terra e territórios, os latifundiários da região, junto à alguns vereadores e prefeitos destes municípios, pressionaram a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) para que não realizasse as audiências.
Em seus discursos, falam, hipocritamente, em “desenvolvimento” e “sustentabilidade”, mas foram estes mesmos latifundiários que destruíram todo o meio natural do Norte de Minas. Desde o período do regime militar fascista, quando, por meio da Rural Minas, legalizaram as terras roubadas dos camponeses e griladas do Estado, transformando as matas virgens em desertos de eucalipto, derrubando toda a vegetação para fazer carvão e ampliar suas “mangas”, drenando veredas, lagoas e até nascentes!
Falam em geração de empregos, mas tudo o que estes latifundiários trazem para o povo pobre do Norte de Minas é mais exploração e miséria! Em fazendas como na Beirada, em Manga, os camponeses e quilombolas trabalharam como escravos para o latifúndio. No Projeto Jaíba os nossos jovens são super- explorados para ganhar diárias de 35 ou 40 reais. O agronegócio não é pop! É cativeiro e chibata no lombo dos pobres! É destruição das matas e dos rios!
Somos nós camponeses e médios proprietários que produzimos 75% dos alimentos consumidos pelos brasileiros! Estes latifundiários representam é a corriola de políticos corruptos que roubam nossas riquezas para entregar ao imperialismo e agora, com Temer/PMDB/PSDB e sua quadrilha, com suas “reformas”, querem tirar os poucos direitos que nos restam!
O Brasil que o povo quer e precisa não virá destes parasitas latifundiários e seu podre sistema político da farsa eleitoral! Surgirá por meio da união e luta do povo e começa com a luta pela terra e territórios de camponeses, quilombolas e indígenas e pelo fim do latifúndio!
O povo unido jamais será vencido!
LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia