“Convocamos todos os trabalhadores, intelectuais, professores, estudantes e artistas para a Manifestação em favor da Liberdade de Carlos Henrique, que correrá no dia 3 de dezembro de 2020, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, no Fórum de Alcântara, Rua Ozório Costa – Colubandê, às 15:30!”, convidam apoiadores da manifestação.
Carlos Henrique foi preso no dia 23 de Julho de 2020, enquanto trabalhava como mototaxista em São Gonçalo. A polícia da região abordou Carlos Henrique, em seu horário de trabalho, sem dizer pelo o que estava sendo detido. Quando acusado, não puderam apresentar qualquer prova que o envolvesse no suposto roubo.
Já fazem quase 6 meses que Carlos Henrique está preso com a justificativa de “prisão preventiva”, característica de condenação que corresponde a cerca de 40% do sistema carcerário superlotado do Brasil.
Esses fatos demonstram que a verdadeira causa da prisão de Carlos não é a acusação mas sim a política de criminalização de pobres e pretos no Brasil. Os pobres e pretos representam a maioria nos presídios brasileiros.
Outro fato que corresponde a mesma política racista e anti povo praticada pela polícia, é que não é a primeira vez que Carlos é preso injustamente. No período de 2018 a 2019, Carlos foi acusado por um crime a roubo de cargas. Depois de 1 ano e 1 mês o mesmo foi absolvido, sendo inocentado de sua condenação, pela mesma juíza que hoje nega a Carlos o direito a responder em liberdade.
A Juíza responsável pelo processo nega o direito constitucional de assumir inocência do acusado até que se prove o contrário. Submetendo então, Carlos a prisão em meio a crise sanitária que vive nosso país. Sendo as prisões, um dos locais de maior proliferação do vírus, tendo em vista suas superlotações e condições desumanas de habitação.
Como noticiou o jornal A Nova democracia, na matéria sobre última manifestação em favor da liberdade de Carlos Henrique intitulada RJ: Manifestação em São Gonçalo exige liberdade para Carlos Henrique, sua prisão não só evidencia a política contra o povo aplicada tanto pela polícia quanto pela judiciário, mas também a combatividade com que a família de Carlos Henrique enfrenta todas as humilhações impostas pelo Estado aos pobres.
Como prometido na última manifestação, responderão ao judiciário e a polícia mentirosa e racista com mais uma manifestação em frente ao Fórum de São Gonçalo.
O jornal se solidariza com a luta justa das famílias pela libertação dos presos e convoca todos os democratas revolucionários e apoiadores para estarem presentes na Manifestação do dia 3 de Dezembro em São Gonçalo!
Liberdade já! Ser preto não é crime, eles vão nos pagar!
Rebelar-se é Justo!
Abaixo a Política racista e anti povo do Estado!