Liderança de trabalhadores rurais imigrantes é presa arbitrariamente nos EUA

Liderança de trabalhadores rurais imigrantes é presa arbitrariamente nos EUA

O Serviço de Imigração dos EUA prendeu arbitrariamente o líder sindical dos trabalhadores da agricultura e dos direitos dos imigrantes Alfredo “Lelo” Juarez Zeferino, de 25 anos, em Washington na última terça-feira (25/3). Zeferino estava levando sua esposa para o trabalho, no noroeste de Washington, quando foi parado por agentes da imigração. Se recusando a sair do carro até que os agentes mostrassem o mandado de prisão, Zeferino viu os policiais quebrarem a janela de seu carro e o arrancarem do veículo para realizarem a prisão. 

Preso sem qualquer antecedente criminal, Zeferino é membro-fundador do sindicato Famílias Unidas por la Justicia desde seus 13 anos de idade e é conhecido por ser uma voz ativa contra a exploração brutal vivida pelos imigrantes latinos na agricultura estadunidense. Empurrados para o Estados Unidos pelas contínuas crises promovidas pelo imperialismo, principalmente norte-americano, as massas latinoamericanas, iludidas com promessas de uma vida melhor, são submetidas às piores condições de trabalho, análogas àquelas vividas nos países de origem.

Deportados venezuelanos para El Salvador estão sendo torturados; Trump anuncia nova etapa de deportação – A Nova Democracia
Ao todo, 530 mil imigrantes terão o status legal temporário revogado para serem deportados. 
anovademocracia.com.br

Segundo denúncias do ano passado, uma fazenda no estado da Carolina do Norte foi processada por promover condições de trabalho tão brutais que levaram à morte de um imigrante. Falta d’água, poucos intervalos de 5 minutos entre jornadas exaustivas sob o sol de 32° Celsius e com um lugar insalubre para repouso, são algumas das condições de trabalho a qual os imigrantes estão submetidos. Aproximadamente 70% dos trabalhadores do setor agrícola são imigrantes e mais de três quartos são latino-americanos 

Zeferino, assim como muitos imigrantes latinos nos campos norte-americanos, começou a trabalhar aos 12 anos no setor agrícola, setor responsável pela maior parte das mortes em local de trabalho. Além das condições de trabalho desumanas, os imigrantes são submetidos a uma constante instabilidade devido à situação instável em seus vistos. Por tal motivo, a deportação em massa desses imigrantes é importante para o imperialismo ianque manter os trabalhadores amedrontados e sujeitos às piores condições de trabalho. 

A prisão da liderança sindical é também uma tentativa de amedrontar ainda mais as massas imigrantes em sua luta por condições de trabalho dignas. É uma ameaça direta que revela a verdadeira vida dos imigrantes no EUA: ou eles se sujeitam às condições de trabalhos brutais impostas pelos magnatas da superpotência hegemônica única – forçados a aceitá-las pela condição de imigrantes ilegais que o próprio imperialismo os força a ter pela burocracia e leis draconianas do processo de legalização – ou são deportados de volta para os países de origem. 

Camiseta ‘Parem com as deportações!’ – Coleção Anti-imperialista
          Translator         Camiseta ‘Parem com as deportações!’ – Coleção Anti-imperialista Camiseta 100% algodão, fio 30.1, malha penteada, com costura re…
lojadoand.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: