MA: Manifestação denuncia perseguição contra advogado do povo

MA: Manifestação denuncia perseguição contra advogado do povo

Print Friendly, PDF & Email

O Advogado popular dos Fóruns e Redes de Cidadania (FeR), Dr. Iriomar Teixeira, militante de longa data e defensor dos direitos do povo camponês brasileiro está sofrendo uma ação na comissão de ética da Ordem dos Advogados do Brasil do estado do Maranhão (OAB-MA).

Segundo denuncia o movimento Fóruns e Rede de Cidadania do Maranhão, essa é uma ação organizada por parte de latifundiários do estado do Maranhão, como forma de tentar impedir a atuação do advogado na luta pelas terras da comunidade de Santa Maria (luta que já foi noticiada na edição nº 203 do AND).

O FeR relata ainda que essa perseguição, mais do que um ataque contra o jovem advogado e militante Iriomar Teixeira, grande liderança do movimento camponês do Maranhão, é um ataque contra a luta dos camponeses do Maranhão e contra o direito do povo de lutar pela terra.

Em resposta à perseguição contra o advogado, no dia 14 de junho, centenas de trabalhadores e militantes maranhenses da cidade e do campo mobilizaram-se em uma marcha que percorreu as ruas de São Luiz até a sede da OAB.

A manifestação que reuniu centenas de pessoas, ergueu faixas, entoou palavras de ordem e também pronunciou intervenções em defesa do advogado e sua justa luta pelos direitos do povo.

Ao chegar na sede da OAB, os manifestantes cantaram músicas de luta camponesas, e, sob palavras de ordem combativas como Um passo à frente, nenhum passo atrás!, Povo unido e organizado, luta independente! e Se o campo não planta, a cidade não janta!, proferiram discursos em defesa do advogado do povo Iriomar Teixeira e também denunciaram o histórico papel reacionário cumprido pelo judiciário na defesa dos interesses das classes dominantes, particularmente dos latifundiários da região.

Um vídeo produzido por apoiadores mostra o momento em que mais de 100 pessoas se concentraram em frente à sede da OAB-MA. A grande mobilização adentrou o prédio da instituição e se reuniu no auditório principal, onde discutiram e denunciaram a perseguição contra o advogado Iriomar Teixeira.

No dia 09/06, Iriomar Teixeira esteve no município de Peri Mirim (MA), onde manifestou seu apoio à luta camponesa que resultou na ocupação de um latifúndio na região.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: