O Advogado popular dos Fóruns e Redes de Cidadania (FeR), Dr. Iriomar Teixeira, militante de longa data e defensor dos direitos do povo camponês brasileiro está sofrendo uma ação na comissão de ética da Ordem dos Advogados do Brasil do estado do Maranhão (OAB-MA).
Segundo denuncia o movimento Fóruns e Rede de Cidadania do Maranhão, essa é uma ação organizada por parte de latifundiários do estado do Maranhão, como forma de tentar impedir a atuação do advogado na luta pelas terras da comunidade de Santa Maria (luta que já foi noticiada na edição nº 203 do AND).
O FeR relata ainda que essa perseguição, mais do que um ataque contra o jovem advogado e militante Iriomar Teixeira, grande liderança do movimento camponês do Maranhão, é um ataque contra a luta dos camponeses do Maranhão e contra o direito do povo de lutar pela terra.
Em resposta à perseguição contra o advogado, no dia 14 de junho, centenas de trabalhadores e militantes maranhenses da cidade e do campo mobilizaram-se em uma marcha que percorreu as ruas de São Luiz até a sede da OAB.
A manifestação que reuniu centenas de pessoas, ergueu faixas, entoou palavras de ordem e também pronunciou intervenções em defesa do advogado e sua justa luta pelos direitos do povo.
Ao chegar na sede da OAB, os manifestantes cantaram músicas de luta camponesas, e, sob palavras de ordem combativas como Um passo à frente, nenhum passo atrás!, Povo unido e organizado, luta independente! e Se o campo não planta, a cidade não janta!, proferiram discursos em defesa do advogado do povo Iriomar Teixeira e também denunciaram o histórico papel reacionário cumprido pelo judiciário na defesa dos interesses das classes dominantes, particularmente dos latifundiários da região.