MA: Ativistas vendem a edição especial de AND sobre a Palestina em São Luís

Ativistas realizaram uma brigada de venda e distribuição de jornais no bairro Anjo da Guarda, em São Luís (MA).
Ativistas venderam dezenas de jornais durante brigada. Foto: Banco de Dados AND

MA: Ativistas vendem a edição especial de AND sobre a Palestina em São Luís

Ativistas realizaram uma brigada de venda e distribuição de jornais no bairro Anjo da Guarda, em São Luís (MA).

Nos dias 5 e 6 de janeiro, ativistas membros do Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia – São Luís e apoiadores realizaram duas atividades de brigada com a edição especial n° 254 do jornal inteiramente dedicada à guerra de resistência nacional do povo palestino. As brigadas foram muito bem recebidas e os ativistas venderam quase 200 edições do jornal.

Ambas as atividades foram realizadas no bairro Anjo da Guarda. No dia 5 de janeiro, os ativistas foram à feira do bairro popular e venderam 80 jornais, além de distribuírem 40 edições de números antigos do jornal. Os brigadistas expuseram no conteúdo das suas falas o caráter histórico do conflito, de que não se trata de um fenômeno de guerra religiosa e tão pouco iniciou com a ofensiva tática da Resistência Nacional Palestina no dia 7 de outubro, a Operação Al-Aqsa. Os ativistas também denunciaram o caráter vil da cobertura do monopólio de imprensa lacaio do imperialismo, e divulgaram, como alternativa, o programa “A Propósito” e o “Plantão Palestina”, do jornal A Nova Democracia para de fato compreender os feitos históricos da grandiosa Resistência Nacional Palestina.

Além disso, os brigadistas denunciaram veementemente o sionismo como ideologia de superioridade racial que visa subjugar o povo palestino e sua honrosa história, amparando-se num projeto de limpeza étnica e expansão colonial. A intervenção dos ativistas ressaltou também a solidariedade internacional que o povo palestino tem recebido, assim como a profunda crise do imperialismo ianque que sustenta o genocídio em curso. 

Um apoiador local, comerciante, acostumado a ver os brigadistas em ação, contribuiu financeiramente em apoio à imprensa popular e democrática, saudando os jovens ativistas por sua determinação. Um trabalhador, que se aproximou dos ativistas, indagou: “Esse conflito é uma guerra de um lado forte contra um lado mais fraco. De que lado devemos ficar? Dos opressores ou dos oprimidos?”, e depois levou uma edição especial para sua leitura.  

No dia seguinte, 06/01, ativistas do Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia – São Luís e apoiadores realizaram atividade de brigada com a edição especial do jornal em celebração à gloriosa resistência do povo palestino. A atividade foi realizada na feira do bairro popular Anjo da Guarda e foi bem recebida pelas massas de trabalhadores feirantes, vendendo mais de 100 exemplares da edição.

Em sua intervenção, uma brigadista afirmou: “Essas atividades são muito importantes, pois reforçam, mesmo para a gente, o quanto que o nosso povo entende bem que o que acontece ali é uma guerra injusta, que ele não está sendo tomado pela narrativa que as classes dominantes impõem: seja nas redes de comunicação do imperialismo, seja através de outros mecanismos de desinformação e ataque aos direitos dos povos.”

Os brigadistas se comprometeram, ao fim, em vender todos os jornais da edição especial, divulgando também a programação de lives de AND e o seu Plantão Palestina.

Caso queira entrar em contato com o comitê de apoio – São Luís, entre em contato com o email: [email protected]

A intervenção dos ativistas ressaltou também a solidariedade internacional que o povo palestino tem recebido, assim como a profunda crise do imperialismo ianque que sustenta o genocídio em curso. 
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: