MA: Camponeses denunciam invasão de terra

MA: Camponeses denunciam invasão de terra

Print Friendly, PDF & Email

A comunidade de Jussaral, localizada no município de Urbano Santos (MA), sofre ameaças e intimidações de pistoleiros em área disputada pelo monopólio latifundiário Suzano Papel e Celulose, segundo entrevista concedida ao portal independente Agência Tambor. A denúncia foi feita pelo presidente da União de Moradores da Comunidade Jussaral, Raimundo Rodrigues, que afirma que as cercas da comunidade tem sido derrubadas com motosserras e as áreas invadidas com tratores.

Segundo as denúncias, os conflitos se iniciaram há mais de 30 anos, quando a empresa latifundiária começou a afirmar que teria posse das terras. A Suzano conta com um amplo histórico de denúncias de grilagem de terra, principalmente no Maranhão. Segundo apuração do jornalista Antenor Ferreira, 70% das plantações da empresa no estado estão em terras griladas. A empresa também é acusada de grilagem no Espírito Santo.

Os camponeses denunciam ainda que a nascente de água da região está contaminado por conta do uso de agrotóxico nas grandes plantações. Os camponeses denunciam, ainda, que a margem dos igarapés estão tapadas e a água disponível para os camponeses está contaminada com agrotóxico.

Raimundo denuncia também que recentemente uma outra empresa, do Rio Grande do Sul, chegou na região e clama posse sobre as terras. A empresa, de nome não identificado, chegou a oferecer R$ 500 mil a Raimundo em troca das terras, mas o camponês recusou a oferta. A existência de duas empresas diferentes reivindicando a posse da terra, bem como a oferta de pagamento por uma terra que supostamente seria da empresa são ambos indicativos da falsidade da titularidade das empresas sobre a área. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: