Na segunda-feira (07/10), o Coletivo Estudantil Filhos do Povo (CEFP) realizou um importante ato em comemoração a um ano da transcendental Operação Dilúvio de Al-Aqsa, em que a heróica Resistência Nacional Palestina se levantou em armas como furacão e iniciou o processo de enfraquecimento sem precedentes do regime colonial sionista e do imperialismo que o mantém. Esse ato, convocado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (EXNEPe), também entrou em concordância com atos e mobilizações, além de ações armadas por todo o mundo.
Os estudantes do coletivo e os demais apoiadores, mobilizados em solidariedade ao povo palestino, realizaram uma pintura de 8 metros na entrada do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pela manhã.
Pela tarde, o ato seguiu com uma passeata, em que foram levantados cartazes, palavras de ordem e canções, além de panfletagem em frente ao colégio universitário (COLUN) e no sinal em frente a universidade. Ao final, também houve a queima das bandeiras do Estado Sionista e do seu patrão financiador, os Estados Unidos da América.