No dia 28/09 ocorreu, em São Luís, o lançamento do livro Junho Febril, do escritor, professor e ativista Igor Mendes. O evento, promovido pelo Comitê de Apoio ao AND – São Luís, aconteceu no miniauditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e contou com cerca de 80 pessoas.
Além de Igor Mendes, que apresentou seu livro e fez uma calorosa defesa do legado das Jornadas de Junho de 2013, a mesa do evento também contou com a participação do juiz de direito e advogado popular Jorge Moreno, com o tema “Mobilizações e lutas populares no Brasil”. No início da mesa, uma vibrante interpretação de trechos do livro foi entoada junto à plateia, na forma de um jogral.
O alto nível de entusiasmo foi mantido durante todo o evento, com consignas revolucionárias sendo entoadas entre as salvas de palmas por professores e estudantes secundaristas e universitários dos mais diversos cursos. Tivemos também a exposição de uma pintura em homenagem às Jornadas de Junho de 2013 feita por uma artista popular e ativista do Coletivo Estudantil Filhos do Povo (CEFP), que defendeu a necessidade de uma arte à serviço do povo em sua fala.
Ao final do evento, os estudantes presentes, carregados do espírito de luta e combatividade das heroicas Jornadas de Junho de 2013, se encaminharam para somar à ocupação da reitoria da UFMA em defesa da permanência estudantil e contra a precarização da instituição, que iniciou no mesmo dia.