Em ato realizado no dia 18 de março, na Praça Deodoro, em São Luís (MA), secundaristas, universitários, professores e trabalhadores tomaram as ruas do Centro com faixas, cartazes e palavras de ordem para exigir a implementação do passe livre estudantil ainda em 2025. Esta luta ocorre num contexto onde um plebiscito que propunha o passe livre recebeu 89,91% dos votos nas eleições passadas e, apesar disso, a medida ainda não foi realizada.
Leia também: MA: Estudantes se mobilizam pelo Passe Livre em São Luís
Leia também: MA: Em meio a greve dos rodoviários, a Frente pelo Passe Livre Estudantil avança em nova mobilização
O protesto encerrou no Terminal de Integração da Praia Grande, onde os manifestantes paralisaram a circulação de ônibus durante 20 minutos, fazendo reivindicações e liberando a passagem gratuita para a população. O protesto foi bem recebido pela população, com vários estudantes interessando-se pela pauta e incorporando-se à mobilização.
O Coletivo Estudantil Filhos do Povo – CEFP esteve presente mostrando sua disposição de luta, estourando rojões e fazendo ecoar as palavras de ordem que, para além de cobrar a prefeitura de São Luís, demarcam posição ao exigir também do governador Carlos Brandão a garantia do Passe Livre para toda a região metropolitana, interligando os municípios vizinhos. Milhares de estudantes da chamada Grande Ilha enfrentam dificuldades ainda maiores para acessar a educação.
“Não podemos aceitar que as fronteiras municipais sejam um obstáculo ao direito de ir e vir e ao acesso à escola e à universidade!”, declarou o CEFP em nota sobre o ato publicada no dia 20.
Esse é o primeiro ato de maior escala realizado por ativistas da Frente pelo Passe Livre, que planeja outras mobilizações.