MA: Moradores bloqueiam linha férrea em protesto contra Vale

MA: Moradores bloqueiam linha férrea em protesto contra Vale

Print Friendly, PDF & Email

Moradores de várias comunidades de Anajatuba, organizados pelo movimento Fóruns e Redes de Cidadania, bloquearam a linha férrea Carajás, além de diversos pontos das rodovias BR-222 e BR-135 em protesto contra a Vale, no dia 11 de abril. Os moradores montaram barricadas e atearam fogo em pneus denunciando os ataques e manobras da mineradora.

Conforme denunciado pelos camponeses em matéria publicada na edição 208 de AND,  a mineradora está realizando um cinturão de despejos no entorno do projeto Ferro Carajás S11D, que abrange municípios do sudeste do Pará e do oeste do Maranhão, e chegou a conseguir liminares no Judiciário aprovando os despejos, mas os camponeses voltaram a ocupar as áreas.

Segundo as denúncias, a Vale tem atacado e pressionado os camponeses que vivem próximos às áreas de mineração. Monitoramento por meio de drones e helicópteros – com direito a voos rasantes nos acampamentos –, ameaças e intimidações realizadas por “seguranças” e policiais militares, a criminalização dos movimentos populares e de seus integrantes, especialmente as lideranças, são

Durante o protesto, compareceram representantes da Vale com a PM em tentativa de enganar o povo mais uma vez com suas falsas promessas de assistência a população que sofreu com as construções da mineradora na região, com a condição de que eles acabassem com a manifestação. Os moradores negaram os pedidos de negociação, rechaçaram  a mineradora e continuaram entoando de maneira combativa palavras de ordem como: Direito não se pede, direito se exige!

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: