MA: População se revolta com execução de jovens pela polícia

MA: População se revolta com execução de jovens pela polícia

Vídeo gravado por testemunha no momento da abordagem e foto do mecânico Daniel Gustavo dos Santos Dias, de 18 anos. Fotos: Reprodução.

O povo de Turilândia protestou contra o brutal assassinato do mecânico Daniel Gustavo dos Santos Dias, de 18 anos, assassinado junto a outro jovem, Thierry Silva Rodrigues, durante uma abordagem policial no dia 31 de maio. Daniel levou 13 tiros e ainda tinha as mãos sujas de graxa quando seu corpo foi recolhido.

Na última quinta-feira, no dia 02/06, parentes e moradores protestaram em frente ao Quartel do 10º Batalhão da Polícia Militar, levantando cartazes com palavras de ordem como Trabalhador não é bandido e Justiça para Daniel.

Durante o trajeto usual que fazia de volta ao centro de Turilândia, Daniel foi abordado. O ocorrido foi gravado em vídeo por uma testemunha. A PM, como de costume, não tardou em derramar suas mentiras e difamações à imprensa ao declarar que os dois estariam fugindo de um assalto praticado noutro município e que dispararam tiros contra os PMs. No carro, os policiais afirmaram ter encontrado dois revólveres carregados e a quantia de R$ 1.480,00. Juntamente a isso, as batidas alegações de que os suspeitos tinham “ficha corrida”.

Curiosamente, o vídeo da reportagem não está disponível no site nem no canal do YouTube da emissora que a conduziu; a família não teve acesso ao boletim de ocorrência, e nem a assessoria da Secretaria de Comunicação do governo Carlos Brandão Junior (PSB) atendeu aos questionamentos sobre o vídeo da abordagem. A família pretende formalizar um boletim de ocorrência no dia 06/06 e procurar o Ministério Público Estadual para apurar o caso.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: